Segundo a emissora americana CNBC, a 3G Capital, empresa liderada pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, completou a venda de sua participação total de 16,1% na Kraft Heinz. Nove anos após a fusão entre a Kraft Foods e a Heinz em parceria com Warren Buffett, os investidores brasileiros concluíram sua saída do quadro acionário da empresa americana.
Durante o quarto trimestre de 2023, a empresa de private equity de Lemann e seus parceiros desfizeram sua posição na Kraft Heinz. Entretanto, a influência dos acionistas sobre a companhia vinha diminuindo nos últimos anos, especialmente desde que seus assentos no conselho de administração foram reduzidos de três para nenhum em julho de 2022.
“A 3G não está envolvida na gestão da Kraft Heinz, nem faz parte do Conselho há vários anos. Eles continuaram a ser investidores e foram tratados como tratamos qualquer investidor“, disse a Kraft Heinz em comunicado à CNBC. “Aprendemos com o registro recente que a 3G saiu totalmente das ações da Kraft Heinz em 2023.“
A empresa acrescentou que a Berkshire Hathaway de Buffett, seu maior acionista com uma participação de 26,8%, é um proprietário comprometido a longo prazo.
Saída da 3G Capital da Kraft Heinz
A empresa anunciou a saída da 3G em um documento regulatório, mas não emitiu um comunicado à imprensa ou fez alarde sobre a mudança no quadro acionário.
No entanto, este movimento não é recente. Desde 2018, a 3G vem gradualmente reduzindo sua participação na Kraft Heinz.
No ano seguinte, a empresa enfrentou um trimestre desastroso: reduziu dividendos, anunciou que estava sob investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por seus registros contábeis e perdeu US$ 15 bilhões em valor de marca. Durante esse período, a 3G vendeu 25 milhões de ações da empresa.
Em 2021, Lemann deixou o conselho da Kraft Heinz. No ano seguinte, foi a vez de Alexandre Behring, sócio na 3G, entregar seu assento no conselho. Dois meses depois, o ex-CEO da AB InBev, João Castro-Neves, foi o último dos sócios da gestora brasileira a sair do cargo.
Mais tarde, em 2022, a gestora distribuiu cerca de 7% da Kraft Heinz aos investidores do seu fundo. No ano passado, a Kraft Heinz escolheu Carlos Abrams-Rivera como seu novo presidente-executivo. Embora esteja na empresa desde 2020, ele é o primeiro líder da empresa sem vínculos com a 3G.
Você leu sobre a 3G Capital e Kraft Heinz. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!