SAÍDA FISCAL DO BRASIL: VALE A PENA?
Home
Notícias
Negócios
3G Capital vende todas as ações da Kraft Heinz ‘no sigilo’, diz CNBC

3G Capital vende todas as ações da Kraft Heinz ‘no sigilo’, diz CNBC

Segundo a CNBC, a 3G Capital completou a venda de sua participação total de 16,1% na Kraft Heinz; saiba mais detalhes

Segundo a emissora americana CNBC, a 3G Capital, empresa liderada pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, completou a venda de sua participação total de 16,1% na Kraft Heinz. Nove anos após a fusão entre a Kraft Foods e a Heinz em parceria com Warren Buffett, os investidores brasileiros concluíram sua saída do quadro acionário da empresa americana.

Durante o quarto trimestre de 2023, a empresa de private equity de Lemann e seus parceiros desfizeram sua posição na Kraft Heinz. Entretanto, a influência dos acionistas sobre a companhia vinha diminuindo nos últimos anos, especialmente desde que seus assentos no conselho de administração foram reduzidos de três para nenhum em julho de 2022.

A 3G não está envolvida na gestão da Kraft Heinz, nem faz parte do Conselho há vários anos. Eles continuaram a ser investidores e foram tratados como tratamos qualquer investidor“, disse a Kraft Heinz em comunicado à CNBC. “Aprendemos com o registro recente que a 3G saiu totalmente das ações da Kraft Heinz em 2023.

Publicidade
Publicidade

A empresa acrescentou que a Berkshire Hathaway de Buffett, seu maior acionista com uma participação de 26,8%, é um proprietário comprometido a longo prazo.

Saída da 3G Capital da Kraft Heinz

A empresa anunciou a saída da 3G em um documento regulatório, mas não emitiu um comunicado à imprensa ou fez alarde sobre a mudança no quadro acionário.

No entanto, este movimento não é recente. Desde 2018, a 3G vem gradualmente reduzindo sua participação na Kraft Heinz.

No ano seguinte, a empresa enfrentou um trimestre desastroso: reduziu dividendos, anunciou que estava sob investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por seus registros contábeis e perdeu US$ 15 bilhões em valor de marca. Durante esse período, a 3G vendeu 25 milhões de ações da empresa.

Em 2021, Lemann deixou o conselho da Kraft Heinz. No ano seguinte, foi a vez de Alexandre Behring, sócio na 3G, entregar seu assento no conselho. Dois meses depois, o ex-CEO da AB InBev, João Castro-Neves, foi o último dos sócios da gestora brasileira a sair do cargo.

Mais tarde, em 2022, a gestora distribuiu cerca de 7% da Kraft Heinz aos investidores do seu fundo. No ano passado, a Kraft Heinz escolheu Carlos Abrams-Rivera como seu novo presidente-executivo. Embora esteja na empresa desde 2020, ele é o primeiro líder da empresa sem vínculos com a 3G.

Você leu sobre a 3G Capital e Kraft Heinz. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!