A Natura (NTCO3) divulgou os dados preliminares e não auditados do balanço financeiro operacional do 1º trimestre de 2021 depois de rumores e artigos publicados na imprensa sobre o vazamento de informações dos resultados da empresa.
A empresa de cosméticos diz, em nota, que a medida é uma demonstração de “transparência com nossos investidores”.
A Natura prevê uma receita líquida de até R$ 8,25 bilhões no 1TR22, uma queda entre 12,7% e 13,3% em reais. Ao comparar com o mesmo período de 2021 em relação a proporção de negócios, o recuo poderia alcançar a marca de 5,2%.
- Confira também: Natura (NTCO3) aprova R$ 180 milhões em dividendos
Dado isso, a companhia projeta uma margem Ebtida ajustada de até 7,3% em relação ao 10,2% no primeiro trimestre de 2021.
De acordo com a Natura, os dados financeiros finais e completos serão divulgados no dia 05 de maio.
Natura (NTCO3) se posiciona sobre o vazamento de dados
A Natura informa que ficou sabendo do possível vazamento do balanço financeiro no final da tarde e início da noite do dia 20 de abril.
Conforme o comunicado da empresa, naquele dia, a área de Relação com Investidores (RI) promoveu diversas reuniões com analistas de mercado com o objetivo de prestar esclarecimentos e informações de forma a auxiliar tais analistas e entender os negócios e as perspectivas da companhia de cosméticos.
“A companhia entende que as informações divulgadas na mídia refletem as inferências e projeções dos próprios analistas de mercado”, afirma.
Consequências do vazamento de dados da Natura
Diante dos rumores sobre os possíveis números negativos da Natura, o mercado já precificou este movimento e derreteu os preços das ações da empresa em 15,57%, na quarta-feira (20). Essa foi a maior queda dos papéis desde novembro de 2021. No ano, o ativo já tem uma desvalorização de 17,57%, sendo que a Natura tem um desempenho bastante volátil.
Uma reportagem do jornal Valor Econômico, publicada nesta sexta-feira (22), informa um sentimento de estranheza sobre o possível vazamento do balanço, em razão do nível de detalhamento dos dados em conversas da área de relações com investidores da empresa com analistas.
Isso aconteceu pelo fato da Natura ser uma empresa de capital aberto e informações sobre balanços serem divulgadas em datas determinadas.
O jornal aponta que contatos com analistas de balanços antes de divulgar os números são comuns, contudo eles se limitam a avaliações mais gerais e não devem ter discrepância com os dados reais. Este movimento é comum para calibrar as expectativas das empresas e, assim, evitar uma forte queda após a publicação dos resultados financeiros.
Uma fonte do Valor afirmou que a abertura de informação foi feita de forma seletiva. Ele ainda questiona sobre a visão do investidor estrangeiro com essa atitude e fecha com a seguinte provocação: “como a gente vai falar de governança agora”.