Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Money Week
Notícias
Time de alta performance: como criar um?

Time de alta performance: como criar um?

Toda equipe de pessoas é uma equipe de alta performance? “Não necessariamente”, diz José Salibi, palestrante e mentor da HSM. Em palestra na Money Week, evento realizado pela EQI Investimentos, Salibi, Patrik Castilho, CMO da EQI, e Evendro Turatto, especialista em branding e fundador da Next Shipping falaram sobre liderança e time de alta performance.

“Uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas limitado, ou seja, de até oito pessoas. O Jeff Bezos fala que só é preciso duas pizzas para um time inteiro comer, se for mais do que isso, então a equipe é grande demais. Tanto que ele chama de ‘two pizza team'”, comenta Salibi.

Basicamente, uma equipe é um grupo de pessoas com o mesmo propósito, performance, mesma abordagem e um trabalho sempre igual, de forma combinada e estruturada entre si.

Time de alta performance: “accountability”

Vindo do termo em inglês, accountability se refere à responsabilidade e à obrigação de prestar contas por decisões, ações e políticas. Existe nesse caso tanto a accountability individual quanto a accountability em equipe. Accountability é um termo que foi abrasileirado. “Você tem desde de a sua família, na sua empresa e com seus amigos”, afirma Evandro Turatto.

De acordo com o especialista, accountability é como uma poupança, “a partir do momento que você conhece uma pessoa, seja seu gestor ou colega de trabalho, essa poupança está zerada e todo mês você assume a responsabilidade com você mesmo e com o outro. Essa poupança ou ela vai ser superavitária ou deficitária em accountability. É o quanto eu assumo a responsabilidade e cumpro comigo e com a outra parte.”

Para o especialista, no Brasil as pessoas têm dificuldades de assumir responsabilidades, pois, primeiro elas desconfiam para depois confiar, enquanto do outro lado do mundo é ao contrário, primeiro confia-se para depois desconfiar, aponta Turatto. “O brasileiro começa a accountability entre si deficitária ou zerada”, comenta.

Salibi relembra que apesar de ser muito usado o termo accountability, no Brasil ainda não foi encontrada uma palavra que traduzisse literalmente seu exato significado e que este é um tema fundamental para a gestão de equipes.

“Sem accountability a equipe se perde. O trabalho em equipe de alta performance é fantástico quando ele funciona, mas é um desastre quando ele não funciona. A gente tem que saber os ingredientes para fazer a equipe funcionar”, afirma Salibi.

Sentimento de dono

Patrik Castilho, CMO da EQI Investimentos, compartilha que, em sua empresa, estão sendo feitas adaptações de valores e cultura, mas que o ponto crucial de accountability da companhia é o “sentimento de dono”.

“A gente tinha isso como valor, só que sentimento de dono ele é muito passível de interpretação. Às vezes, um colaborador entende que uma ação dele ou uma atitude é um sentimento dono, mas não é. E às vezes está indo mais a favor dele do que a favor da empresa”, comenta Castilho.

Para o CMO, accountability é algo muito mais específico e que traz a responsabilidade literalmente para o colaborador e ele está sempre responsável por tudo o que ele faz.

Na avaliação de Turatto, o sentimento de dono acaba por ser romântico, pois ele “só existe pintado na parede”. “O senso comum, o senso de pertencimento, é muito mais importante que o senso de dono. As pessoas às vezes confundem engajamentos com pertencimento”, diz.

Engajamento, ele diz, geralmente é algo momentâneo, acontece em uma festa, por exemplo, e logo passa. Já o pertencimento é um sentimento que acontece no dia a dia, até mesmo em meio às dificuldades. “O pertencimento tem a ver com algo que é maior que você, é fazer parte de um movimento, de um grupo ou de uma mudança”, segundo o especialista.

O que pode atrapalhar um time de alta performance?

De acordo com José Salibi é preciso prestar atenção na equipe como um todo e em cada colaborador. Saiba quais são os pontos que podem atrapalhar uma equipe de alta performance:

  • Falta de confiança: se não há confiança, o líder pode ser ótimo e time o melhor do mundo, que nada vai acontecer.
  • Medo do confronto: o brasileiro procura “se ajeitar”, então não se busca solução, mas sim uma solução “mais ou menos”; o conflito tem que ser administrado.
  • Falta de accountability: prejudica na hora de entender as responsabilidades e obrigações de cada colaborador.
  • Incapacidade de focar em metas: as pessoas seguem trabalhando, mas sem direcionamento.

Segundo o fundador da Next Shipping, “empreendedorismo é um ato de coragem e liderança é um ato de coragem”. Ao construir a companhia Turatto, comenta, ele imaginava que a construção da equipe de alta performance teria início meio e fim. Na verdade, ele constatou que ela tem início, meio e não há fim, a não ser que a empresa entre em falência, o colaborador peça para sair ou a companhia seja vendida.

“É importantíssimo alinhar suas expectativas quando você vai criar esse ambiente favorável, que seja funcional às funções da equipe. É ter confiança, não ter medo do conflito, ter o comprometimento, uma accountability alta e se responsabilizar pelas metas. Na prática, isso não é tão fácil, mas existem maneiras fáceis de tentar fazer com que essa construção exista”, ressalta Turatto.

Para além de buscar conhecimento e compartilhar, Turatto aponta que o que o ajudou neste momento de construir equipes foi o livro de Patrick Lencioni “Os 5 desafios das equipes: Uma história sobre liderança”.

Outra lição do especialista foi justamente a importância de a empresa e a liderança envolverem a família. “Nós envolvemos os maridos, as esposas, os filhos, porque quando a gente faz isso nós aumentamos o nível de comprometimento e confiança do colaborador com a empresa”, explica.

De acordo com ele, ainda que a empresa não tenha um budget para isso, há soluções para envolver, como cartas de familiares aos colaboradores, fotos em família, o que não tem um custo alto para a companhia. “O impacto que se tem na empresa é gigantesco, você vai aumentando o nível de confiança”, diz. Ainda assim, Turatto reforça que não há uma fórmula de bolo pronta para gerir e liderar equipes.

Contando casos com familiares, Turatto comenta que, em meio a uma ação da Next com funcionários, uma colaboradora ouviu um “eu te amo” de sua mãe. “Ela estava incrédula de ter visto aquilo e entendido como uma empresa tem capacidade de fazer isso”, conta.

Então, por incrível que pareça, essa colaboradora, que já não esta mais na empresa, é uma defensora da marca. Ela foi embora da companhia, mas a Next não foi embora dela. “Esse é o papel de todo colaborador e líder, porque nós, quando iniciamos uma jornada de um colaborador nosso, vai ter inicio, meio e fim, seja daqui dez anos ou vinte anos, mas vai ter fim. Quando ele for embora, ele tem que levar um pouco da sua empresa, da sua história e da sua marca”, complementa.

Como construir essa liderança?

De acordo com Turatto, o livro “Equipes Extremas”, de Robert Bruce Shaw, traz bons cases, como da Airbnb, da Netflix e de outras organizações que atingiram o nível do time de alta performance, com resultados extraordinários. Na obra, o autor aponta cinco comportamentos que essas equipes e líderes precisam ter para que seja mais fácil atingir resultados extraordinários.

  • Obsessão em comum: qual é o propósito em comum? Por que vocês são obcecados?
  • Valores: quais são os comportamentos pessoais e profissionais que os ligam?
  • Equipes pequenas: fator visível de equipes extremas.
  • Cultura dura e branda: ser duro com resultados, mas ser suave e brando com as pessoas.
  • Gerir conflitos: simplesmente você resolve grande parte dos efeitos colaterais.

“Levem esses cinco movimentos quando quiserem construir equipes de alta performance, equipes extremas. Não tenho nenhuma dúvida que você vai ter resultados incríveis”, afirma Turatto.

Leia também:

Você leu sobre time de alta performance. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!