Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Money Week
Notícias
Money Week: Dani Colombo dá dicas para investidores iniciantes

Money Week: Dani Colombo dá dicas para investidores iniciantes

Como ter uma carteira de investimentos de sucesso independentemente do Governo? Para responder a esta pergunta, a Money Week recebeu a influenciadora Dani Colombo, sócia da Fatos Capital.

Daniela Colombo, de 22 anos, é formada em Administração de Empresas e mantém um canal no Instagram. Ela investe desde os 18 anos, muito influenciada pelo pai, pós-graduado em educação financeira.

O pai deu o empurrão inicial na formação da carteira da filha, mas os aportes sequentes ficaram sob sua responsabilidade. Ao mesmo tempo em que cuidava das próprias finanças, Dani aprendia e repassava o que aprendia pelas redes sociais.

“Comecei a criar conteúdo em 2021 e por um ano eu postei todos os dias, juntando muita gente que queria aprender. Agora, estou com meu Instagram, meus cursos, e prestes a abrir meu próprio escritório de investimentos”, conta.

“Eu acredito que todo mundo já passou pela alta da inflação e, inclusive, vem dela o nosso hábito de fazer compras mensais no supermercado. A alta inflação também cria a necessidade de se investir para não perder o poder de compra. E daí vem a necessidade de todos aprenderem sobre educação financeira, para pelo menos saber como manter esse poder de compra”, diz.

Publicidade
Publicidade

Formação da reserva de emergência

Para Dani Colombo, o primeiro passo de qualquer investidor iniciante deve ser sempre a formação da reserva de emergência, mesmo que isso possa ser desanimador.

“Quem pula a reserva de emergência, é pego de surpresa por um carro quebrado, uma demissão inesperada. Se você tem a reserva, você tem a segurança”, afirma.

“É preciso juntar de 6 meses a um ano de seu custo de vida mensal na reserva de emergência e aplicar o montante em Tesouro Selic ou algum ativo de renda fixa que renda no mínimo 100% do CDI”, ensina.

Dani salienta ainda a necessidade de estudar constantemente e/ou contar com um assessor de investimento bem preparado, que possa auxiliar na escolha dos produtos.  

Disciplina e organização também são fundamentais para o sucesso nos investimentos.

foto Dani Colombo na Money Week

Ativos para deixar a carteira blindada

Segundo Dani, uma carteira tem sempre que ter:

  • Diversificação entre classes de ativos;
  • Dólar, como ativo de segurança contra crises;
  • Ouro, também com ativo de segurança contra crises.

Mas todos os ativos escolhidos devem sempre estar de acordo com o perfil do investidor, se conservador, moderado ou arrojado, segundo a pré-disposição a risco.

Para ter uma carteira de investimentos de sucesso, confira todo o conteúdo da Money Week!