Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Notícias
Vitória de Trump e dólar nas alturas: entenda a relação

Vitória de Trump e dólar nas alturas: entenda a relação

O dólar encerrou a terça-feira (15) em forte valorização, cotado a R$ 5,6565, uma alta de 1,33%, o maior nível em dois meses. Este movimento foi influenciado por diversos fatores, incluindo a crescente expectativa de uma vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Segundo Ricardo Cará Monteiro, chefe de investimentos da EQI Asset, gestora da EQI Investimentos, “se Trump confirmar a vitória que as bolsas de apostas estão indicando, o dólar tende a ficar mais forte em um primeiro momento”.

O cenário externo, marcado pela possibilidade de tarifas elevadas sobre importações, especialmente por parte de Trump, gerou tensão nos mercados emergentes. Em entrevista à Bloomberg TV, Trump reafirmou seu discurso de aumento radical das tarifas, o que, segundo Cará, não impacta diretamente o Brasil, mas afeta a América Latina como um todo. “Quando o México sofre, invariavelmente o Brasil sofre, porque estão no mesmo grupo de emergentes”, explicou.

Cará ressaltou que, apesar das medidas tarifárias não terem grande relevância direta para o Brasil, elas contribuem para um ambiente de incerteza que penaliza as moedas emergentes.

Trump e dólar: o peso do fiscal no Brasil

O gestor destacou a necessidade de uma “casa mais arrumada” em relação às finanças públicas do país. Ele afirmou: “A dinâmica da nossa moeda tem uma questão global muito grande. Dependemos do investidor estrangeiro; dependemos de ele ver o dólar mais fraco no mundo para alocar recursos no Brasil.”

Apesar das notícias sobre possíveis cortes de gastos por parte do governo, Cará expressou ceticismo quanto à eficácia dessas medidas. “O mercado está desconfiado e não cai mais em promessas; elas não estão mais fazendo ‘verão’”, destacou em entrevista ao jornal Valor, enfatizando a importância de ações concretas do governo para restaurar a confiança dos investidores.

O movimento do dólar reflete não apenas a volatilidade das moedas emergentes, mas também a fragilidade da economia brasileira diante de um cenário internacional incerto. Cará conclui que, para que o real se fortaleça, será essencial um comprometimento efetivo com a responsabilidade fiscal e a estabilidade econômica.

Eleições americanas: acompanhe minissérie exclusiva

Para explicar para o investidor a relevância das eleições americanas, a Monett reuniu três grandes autoridades nos mercados brasileiro e estadunidense para revelar tudo o que você precisa saber sobre esse grande evento em uma minissérie de três capítulos, que vão ao ar dias 21, 22 e 24 de outubro.

A minissérie foi feita para ajudar a saber como investir antes e depois das eleições nos EUA. Para assistir gratuitamente à minissérie é só CLICAR AQUI ou no botão abaixo.