Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Notícias
SEC aprova ETF de Bitcoin? Era fake news

SEC aprova ETF de Bitcoin? Era fake news

A rede social X, ex-Twitter, afirmou que concluiu uma investigação preliminar sobre a conta hackeada da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que exibiu uma postagem falsa afirmando que a SEC havia aprovado os ETFs de Bitcoin.

“Com base em nossa investigação, o comprometimento não foi devido a qualquer violação dos sistemas de X, mas sim devido a um indivíduo não identificado obter controle sobre um número de telefone associado à conta da SEC por meio de terceiros”, disse a X, confirmando a invasão.

“Também podemos confirmar que a conta não tinha autenticação de dois fatores habilitada no momento em que a conta foi comprometida”, disse X na postagem.

A cotação do Bitcoin disparou na terça (9), após a postagem não autorizada, mas logo caiu abaixo de US$ 46 mil depois que a SEC esclareceu que ainda não havia aprovado o ETF de Bitcoin.

“A conta @SECGov X/Twitter da SEC foi comprometida. O tweet não autorizado sobre ETFs de bitcoin não foi feito pela SEC ou sua equipe”, disse um porta-voz da SEC à CNBC.

Publicidade
Publicidade

A postagem falsa nas redes sociais dizia que o regulador havia aprovado ETFs de Bitcoin à vista, o que foi negado pelo presidente da SEC, Gary Gensler.

O mercado espera que o regulador americano dê sinal verde para o ETF à vista de Bitcoin ainda esta semana. Atualmente, apenas ETFs de futuro de Bitcoin são autorizados. O à vista, também chamado de spot, é ansiosamente aguardado.

Isso se explica porque a negociação do ETF à vista traria mais investidores e o investidor institucional para as criptomoedas.

Para as gestoras responsáveis pelos ETFs oferecerem o produto, elas precisariam comprar Bitcoin para compor o portfólio dos seus novos produtos, elevando a demanda pelo ativo.

Fora isso, os ETFs de Bitcoin seriam como uma ponte, oferecendo uma amostra do mundo das criptomoedas aos investidores tradicionais. 

Diversas instituições financeiras, incluindo BlackRock, Invesco, Ark Invest e Fidelity, enviaram à SEC pedidos para comercializar ETFs à vista de Bitcoin. Se aprovados, mais ETFs de Bitcoin estarão disponíveis para todos os investidores.