Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Moedas
Notícias
Dólar “blue” na Argentina segue em alta e atinge nova máxima histórica

Dólar “blue” na Argentina segue em alta e atinge nova máxima histórica

dólar “blue”, a cotação paralela da moeda americana na Argentina, manteve sua tendência de alta das últimas semanas e atingiu uma nova máxima na tarde desta quinta-feira (11). De acordo com sites jornalísticos locais, a moeda estava sendo vendida nas “cuevas” de Buenos Aires por 1.460 pesos.

Desde o início da presidência de Javier Milei, este é o maior valor nominal histórico e a maior disparidade em relação à cotação oficial. No mercado oficial de câmbio, o dólar no atacado subiu ligeiramente hoje, para 921 pesos por unidade. A diferença em relação ao dólar oficial está em 58,5%.

Dólar americano a Peso argentino – 16h07, horário de Brasília

Dólar “blue”: tendência de alta

Sobre a tendência do dólar blue, houve um aumento de 11,4% em abril e de 17,8% em maio, após três meses de pouca volatilidade. Mesmo com essas variações nos últimos dois meses, o governo tem tentado não demonstrar preocupação exagerada, mantendo o discurso de que a desvalorização mensal da moeda em 2% ao mês será mantida.

Em entrevistas a rádios nesta quinta-feira, o ministro da Economia, Luis Caputo, descartou novamente uma desvalorização maior e afirmou que “a Argentina inevitavelmente vai ficar mais cara em dólares.” “Nos próximos doze meses, vai ficar mais caro. Isso acontece quando um país faz as coisas bem”, disse.

Segundo ele, isso não significa que será mais difícil exportar ou produzir na Argentina, pois, ao mesmo tempo, o país busca ganhos de competitividade através da redução de impostos.

Leia também:

Merval: o que é e como funciona o principal índice da bolsa argentina

O que é dólar “blue”?

Assim como já ocorreu em alguns momentos da história brasileira e em diversas outras economias, na Argentina existe um câmbio paralelo que muitos consideram ilegal. No entanto, todos, inclusive o governo e as autoridades monetárias, sabem de sua existência.

Esse câmbio “ilegal” é conhecido como dólar blue. Trata-se de uma taxa de câmbio em que a cotação do dólar é estabelecida de maneira extraoficial, sem a fiscalização por parte do Banco Central da Argentina.

Vantagens do dólar “blue”

Um dos fatores que torna o câmbio “ilegal” tão popular é que ele permite à população trocar seus pesos por dólares com maior vantagem, pois geralmente o câmbio paralelo oferece uma taxa de spread menor do que a cotação oficial.

No entanto, por se tratar de um mercado sem fiscalização, é importante estar atento, mesmo com as vantagens da cotação, pois há o risco de cambistas, doleiros e outros agentes envolvidos nesse câmbio repassarem notas falsas.

Você leu sobre o dólar “blue”. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!