A Toyota informou um lucro operacional recorde de 1,44 trilhão de ienes (US$ 9,5 bilhões) no 3TRI23, um aumento de 155,6% em relação ao ano anterior. De um ano para o outro, o lucro da maior montadora do mundo mais do que dobrou.
Em seu balanço, a Toyota revelou que vendeu mais carros nos principais mercados consumidores, com destaque para Estados Unidos, Ásia e no próprio Japão.
Depois de receber críticas pela demora em produzir veículos elétricos, a Toyota anunciou, em julho, uma reformulação de sua estratégia de carros elétricos e se comprometeu a melhorar a autonomia e reduzir os custos deles.
- Leia também: Toyota lança bateria com autonomia de 1,2km e recarga em 10 minutos
- Custo da bateria faz carros elétricos terem perda total
A Toyota está se beneficiando do otimismo do mercado em relação a essa estratégia e ao fato da montadora estar interessada em renovar a sua linha de híbridos e motores a gasolina. Além disso, o mercado consumidor dos EUA diminuiu o seu apetite aos carros elétricos por causa dos custos mais altos de financiamento.
Os híbridos, que são carros mais baratos de produzir do que alguns veículos elétricos puramente a bateria, respondem por mais de 90% das vendas de carros eletrificados da Toyota. As vendas de híbridos aumentaram 41% no 3TRI23, com a produção de 888 mil veículos.
Apesar deste ambiente, analistas entendem que a Toyota ainda enfrenta alguns desafios, principalmente na China. Na segunda maior economia do mundo, o crescimento dos veículos elétricos domésticos e a rápida mudança do mercado para carros a bateria atingiram com força outros concorrentes japoneses, como a Nissan e a Honda.
Atualmente, a China é o maior mercado automobilístico do mundo. Mesmo com uma demanda alta, o diretor financeiro da Toyota, Yoichi Miyazaki, comentou, em um briefing do balanço, que o mercado chinês está no meio de uma “competição de preços muito severa”, principalmente entre os veículos elétricos.
O documento ainda relata que a Toyota também está sofrendo na batalha por carros no sudeste asiático, especialmente na Tailândia. Os fortes investimentos chineses na região estão impulsionando a demanda por veículos elétricos, o que prejudicaria a vida da Toyota.
Toyota aumenta investimentos no mundo
Os fortes resultados trimestrais devem ajudar nos planos de crescimento da Toyota. A empresa anunciou que aumentaria o investimento em US$ 8 bilhões em uma fábrica na Carolina do Norte que fabricará baterias para híbridos, híbridos plug-in e veículos totalmente elétricos.
A empresa elevou sua previsão de lucro anual para 4,5 trilhões de ienes em relação a 3 trilhões de ienes, em grande parte devido aos efeitos favoráveis das taxas de câmbio estrangeiras. A Toyota espera que o iene mais fraco represente 1,18 trilhão de ienes na revisão do lucro anual.
A nova projeção se compara à previsão média dos analistas de 4,0 trilhões de ienes.
O iene atingiu uma baixa de um ano de 151,74 por dólar nesta semana, antes de se estabilizar após ameaças renovadas de intervenção cambial do Japão.
A Toyota assumiu uma taxa média de 141 ienes por dólar em seus cálculos para o ano financeiro 2023/24, em comparação com 125 ienes anteriormente.