Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Em março, Bitcoin figura como melhor investimento e Ibovespa fica para trás

Em março, Bitcoin figura como melhor investimento e Ibovespa fica para trás

Um levantamento do TradeMap aponta que o Bitcoin chegou à liderança entre os investimentos enquanto o Ibovespa ficou em última posição.

A pesquisa aponta que o BTC obteve a maior rentabilidade ao longo do período, sendo uma alta de 19,85%.

Outro ativo que teve uma boa performance foi o ouro, que reportou alta de 4,61%. Já o índice BDRX – de certificados de ações estrangeiras – fecha a lista de três melhores com valorização de 2,99%.

Dos que figuraram no campo negativo, o Ibovespa reportou desvalorização de 2,91% no mês, o Dólar Ptax recuou 2,45% e o Índice de Dividendos (IDIV) teve perda de 2,02%.

Gráfico mostra a cotação do Bitcoin; fonte: TradingView.

Bitcoin na dianteira

Vale destacar, ainda, que o bitcoin liderou também os ganhos trimestrais, com alta de 64,64%, seguido pelo BDRX, com valorização de 8,73%, e o ouro, que fechou o período com alta de 5,30%.

Do lado negativo, o índice de Small Caps recuou 9,51%, o Ibovespa caiu 7,16%, e o índice de dividendos (IDIV) recuou 4,08%.

Cenário

Em relação ao bitcoin, o criptoativo se beneficiou com a crise dos bancos nos EUA, com o Silicon Valley Bank e o Signature Bank chegando às portas de quebrar.

Criptoanalista da Monett, Helena Margarido explicou ao EuQueroInvestir que os ativos digitais serão beneficiados, neste momento, indiferentemente do cenário que vier. Isso porque, explica, a grande tese do Bitcoin evoca que “você é seu próprio banco”. Ou seja, por conta da crise atual, deflagrada pelo SVB, o investidor procura novos ativos onde aportar seu capital.

“Essa tese ganha mais força, principalmente porque a gente está falando de bancos quebrando. Então, se antes você confiava em um banco, para ser depositário do seu dinheiro, e esse banco quebra, talvez agora seja o momento de você ter, de fato, a auto custódia do seu próprio dinheiro”, disse.

E acrescentou: “e para isso, nada melhor do que o Bitcoin, e isso gerou uma corrida, pelo BTC, principalmente, que foi um dos criptoativos que mais subiu, bem como outras altcoins, e gerou um volume expressivo de dinheiro novo injetado nesse mercado e, por consequência, aumento e valorização dos preços dos criptos”.

Além disso, ela diz, as criptomoedas também se beneficiam de um possível cenário de fim de ciclo de alta de juros, acelerado pela quebra dos bancos.