Em chamas, nesta terça-feira (16), um incêndio destruiu o prédio da Antiga Bolsa de Copenhague, na Dinamarca. O prédio era um dos mais famosos da capital e teve seu desmoronamento marcado por funcionários saindo do edifício e tentando resgatar pinturas e artefatos de acervo.
A torre de 56 metros do prédio em forma de cauda de quatro dragões entrelaçados desabou e caiu na rua abaixo por volta das 8h30, no horário local. Até o momento não há informações sobre as causas do incêndio.
Nas últimas semanas o edifício já passava por obras de restauração e deveria ter sua abertura antes das comemorações do quarto centenário do prédio, inaugurado em 1640, no estilo renascentista holandês, a pedido do rei Cristiano IV. O local era considerado um abrigo para diversas obras de arte e peças de valor histórico.
Segundo um porta-voz da polícia, os militares que estavam no local apoiaram nos esforços de combate ao incêndio junto com os bombeiros. Entretanto, as chamas se espalharam por todos os pisos através do poço do elevador.
Informações do canal TV 2, emissora local de propriedade do governo, apontam que 40 bombeiros estavam dentro do prédio resgatando objetos de valor. De acordo com Frank Trier Mikkelsen, gerente de operações dos bombeiros da Grande Copenhague, à emissora, o incêndio é de um tipo que os gerentes de emergência temem, explicando que partes do telhado do prédio precisam ser removidas para extingui-lo.
De acordo com o vice-primeiro-ministro da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, esse foi o “nosso próprio momento Notre Dame”, relembrando a tragédia que também aconteceu no telhado e pináculo da catedral parisiense, em 2019. Para o primeiro-ministro, Mette Frederiksen, a Antiga Bolsa de Copenhague é um patrimônio cultural insubstituível, “um pedaço da historia dinamarquesa está em chamas”.
Você leu sobre Antiga Bolsa de Copenhague. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!