Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Mercados
Notícias
Ambipar (AMBP3) entra com pedido de recuperação judicial no Brasil e nos EUA

Ambipar (AMBP3) entra com pedido de recuperação judicial no Brasil e nos EUA

A Ambipar (AMBP3) entrou com pedido de recuperação judicial junto à 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, em conjunto com suas afiliadas, incluindo a Environmental ESG Participações.

Segundo fato relevante divulgado pela companhia, a decisão foi aprovada em caráter de urgência pelo Conselho de Administração, após uma sequência de eventos que abalaram a confiança do mercado. 

Entre eles estão indícios de irregularidades na contratação de operações de swap pela Diretoria Financeira e a renúncia abrupta do ex-diretor financeiro. Esses fatores levaram alguns credores a solicitar antecipação de vencimento de dívidas, gerando risco de vencimento cruzado de outras obrigações do grupo.

A Ambipar afirmou que o pedido busca preservar as atividades empresariais, garantir a continuidade das operações e manter empregos, contratos e serviços, além de assegurar tratamento equitativo aos credores. 

Publicidade
Publicidade

O processo de reestruturação será conduzido conforme os princípios da Lei nº 11.101/2005, com o objetivo de reorganizar de forma ordenada e transparente as obrigações financeiras e preservar o valor econômico e social do grupo.

Paralelamente, a Ambipar Emergency Response, subsidiária com sede nas Ilhas Cayman, protocolou pedido de proteção sob o Chapter 11, a versão americana da recuperação judicial nos EUA, na Justiça de Houston, Texas. 

A empresa destacou que o processo norte-americano abrange apenas essa subsidiária e não inclui outras sociedades do Grupo Ambipar.

Em decorrência da decisão, o Conselho de Administração aprovou a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para ratificar o pedido de recuperação judicial e deliberar sobre a instalação de um Conselho Fiscal, conforme previsto no artigo 48-A da Lei de Recuperação e Falências. A ESG também realizará uma AGE na mesma data, com a mesma pauta.

Apesar do processo, a Ambipar assegurou que suas operações seguem normalmente, mantendo a prestação de serviços “com segurança, eficiência e confiabilidade” e sustentando milhares de empregos diretos e indiretos.

Leia também: