Iniciada na última sexta-feira (12), a temporada de balanços do quarto trimestre de 2023 nos Estados Unidos traz consigo a expectativa de revelações sobre o impacto das últimas decisões monetárias sobre as empresas.
Durante a temporada de balanços, as companhias divulgam seus demonstrativos financeiros, fornecendo uma visão detalhada de seus lucros, prejuízos, custos, despesas e fluxo de caixa. A Earnings Season (temporada de balanços em inglês), se torna, assim, um termômetro para o momento atual das empresas e suas possíveis direções futuras.
A Importância dos Documentos 10-Q e 10-K
William de Castro Alves, estrategista-chefe da Avenua, explica que, como parte da obrigação para com a Securities and Exchange Commission (SEC), a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, as empresas públicas apresentam o 10-Q trimestral e o 10-K anual.
Esses documentos abrangem componentes fundamentais de saúde financeira, como demonstração de resultados, balanço patrimonial, demonstração dos fluxos de caixa e comentários da administração.
Os balanços e números divulgados nesta temporada refletem o período de 30 de setembro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, constituindo um retrospecto das empresas que abrange vendas e lucros já ocorridos, sem garantia de repetição.
Perspectivas para a Safra de Balanços
Segundo William de Castro, as estimativas da temporada apontam para um crescimento de 3,1% nas receitas e 1,3% nos lucros das empresas do S&P500 em relação ao quarto trimestre de 2022. Vale explicar, o S&P500 congrega as 500 maiores empresas listadas na bolsa de Nova York.
Esse crescimento representa uma desaceleração em comparação ao trimestre anterior.
Setorialmente, ele aponta, espera-se crescimento anual nos lucros em oito setores, com destaque para consumo discricionário e serviços de comunicação. Por outro lado, energia, materiais e cuidados de saúde podem registrar declínio.
A Earnings Season não é apenas sobre dados, mas também sobre as expectativas e guidance fornecidos pelas empresas, ele diz. As projeções consensuais para o crescimento dos lucros em 2024 são elevadas, aproximando-se de 12% na comparação anual, indica.
Temporada de balanços do quarto trimestre de 2023: calendário

Cenário econômico atual: expectativa por corte de juros
Além dos resultados das empresas, os dados de inflação divulgados recentemente aumentam a complexidade da equação econômica nos EUA.
Divulgado na última semana, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) superou as expectativas, destacando-se pelo aumento nos custos de moradia como principal impulsionador da inflação. Mas o resultado não alterou as expectativas para início de cortes de juros nos EUA ainda no primeiro semestre deste ano. A expectativa dominante é que os juros caiam 75 pontos-base em 2024, atingindo 4,5%.
O resultado do CPI apontou que, em geral, o Fed terá de continuar atento aos dados nos próximos meses para se convencer de que a inflação irá convergir para a meta de 2% em 2024. Há necessidade de mais desaceleração do crescimento da atividade, o que os dados ainda não revelaram. “O cenário de corte de juros para março que o mercado vinha desenhando deve ser empurrado para frente, parecendo pouco provável para agora. Nossa projeção é de que os cortes tenham início em junho ou julho nos EUA”, aponta Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset.
As últimas falas de membros do Fed, reforçando que a inflação segue demandando atenção, reforçam a tese.
- Deseja investir no exterior? Fale com um assessor da EQI Investimentos!
Acompanhe a temporada de balanços do quarto trimestre de 2023 nos Estados Unidos no EuQueroInvestir!