Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Investimento no Exterior
Notícias
Sob efeito Milei, Stanley Druckenmiller investe em empresas argentinas: saiba quais

Sob efeito Milei, Stanley Druckenmiller investe em empresas argentinas: saiba quais

Stanley Druckenmiller, um dos investidores mais admirados do mundo e reconhecido por ter sido por mais de 12 anos o principal gestor do Quantum Fund de George Soros, afirmou que está investindo em ações de empresas argentinas. E tudo por conta da eleição de Javier Milei, presidente da Argentina.

“É bizarro, mas o único governante defensor do livre mercado em todo o mundo está na Argentina,” disse Druckenmiller em entrevista à CNBC.

Ele contou que vem investindo nos papéis com maior liquidez de empresas da Argentina, o que levanta suspeitas para a estatal petrolífera Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF; $Y2PF34), para o Grupo Supervielle (SUPV), a Lithium Americas (LAAC), a Arcos Dorados (ARCO) e o Mercado Livre (MELI; $MELI34), além dos bancos BBVA Argentina (BBAR), Grupo Financiero Galicia (GGAL) e Macro (BMA).

No entanto, o mais inusitado é entender como Druckenmiller chegou aos nomes das empresas. Segundo o gestor, ele perguntou à Perplexity, uma ferramenta de inteligência artifical, quais eram os ADRs mais líquidos da Argentina e passou a investir neles. Isso depois de se empolgar com o que ouviu nos discursos de Milei.

ADR ou American Depositary Receipt é um termo inglês que significa um recibo de depósito americano. Popularmente, podemos dizer que este é o nome dado às ações negociadas nas bolsas americanas e que são de empresas estrangeiras.

“Segui a velha regra de Soros de ‘investir e depois investigar.’ Comprei, fiz algum trabalho de pesquisa, e aumentei minhas posições”, disse. “Por enquanto tem sido ótimo, mas vamos ver,” afirmou.

Druckenmiller também se disse surpreso pelo fato de a popularidade de Milei não ter caído, mesmo em meio à recessão econômica e à redução, em termos reais, dos benefícios previdenciários.

“Javier Milei será um experimento interessante. É um líder muito inteligente, treinado na Escola Austríaca de economia. Além de conhecer economia, é um showman”, avaliou.

Além de Druckenmiller, Ian Bremmer também elogia Milei

Outro que deu o benefício da dúvida a Milei foi Ian Bremmer, o CEO da consultoria Eurasia.  Em um comentário postado na rede social X (ex-Twitter), o consultor reconheceu que errou ao antever um colapso econômico da Argentina com a eleição de Milei. Bremmer disse que o país voltou a ter superávit fiscal depois de uma década, e a inflação está em queda.   “Estou feliz por ter errado. Esse rapaz merece respeito pelo que ele alcançou até agora,” concluiu.

Druckenmiller reduz participação na Nvidia

Recentemente, Stanley Druckenmiller reduziu sua participação na Nvidia (NVDA; $NVDC34), alegando que a corrida pela inteligência artificial pode ser um pouco exagerada para o curto prazo. O gestor foi apresentado à Nvidia pela primeira vez na segunda metade de 2022 e aumentou sua posição quando a OpenAI lançou o ChatGPT.

Quem é Stanley Druckenmiller

Stanley Druckenmiller é um investidor norte-americano conhecido por sua expertise na gestão de fundos hedge. Ele fundou e presidiu o Duquesne Capital Management por vários anos, fundo de investimento que chegou a administrar mais de US$ 10 bilhões em ativos.

Além disso, é reconhecido por sua colaboração com George Soros, onde atuou como gestor do Quantum Fund, o principal fundo de investimento do megainvestidor.

Stanley Druckenmiller também costuma figurar nas listas de pessoas mais ricas do mundo.