Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Milei anuncia terceiro superávit mensal seguido da Argentina

Milei anuncia terceiro superávit mensal seguido da Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta segunda-feira (22) que o governo alcançou seu terceiro superávit mensal consecutivo. Acompanhado do ministro da Economia, Luis Caputo, e do presidente do banco central do país, Santiago Bausili, presidente disse em pronunciamento à nação que o  excedente fiscal financeiro foi de cerca de 275 bilhões de pesos em março.

Durante a sua fala, Milei destacou que superávit é ponto de partida para acabar com a inflação. “É o único ponto de partida possível para acabar de uma vez por todas com a inflação“, declarou. Ele também classificou o feito como um “milagre econômico”.

Primeiro superavit trimestral desde 2008

O presidente também afirmou que o resultado alcançado representa 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no período, sendo o primeiro superavit trimestral desde 2008.

Um marco que deve deixar todos nós orgulhosos como país, em particular, dada a herança que herdamos. […] O excedente fiscal, que parece simplesmente uma definição técnica, que não faz diferença na vida dos argentinos não é, nem mais e nem menos, do que o único ponto de partida para terminar de uma vez com o inferno inflacionário que vive a Argentina”, disse Milei.

Na sequência da desaceleração da inflação observada em março, os dados mostram que a inflação argentina caiu para 11% no mês passado, em comparação com a alta de 13,2% em fevereiro. Este foi o terceiro mês consecutivo de declínio, após a variação mensal ter atingido 25,5% em dezembro.

Entretanto, nos últimos 12 meses, o indicador continuou em trajetória ascendente, atingindo 287,9%, o valor mais alto em décadas.

Ainda durante o discurso, Milei também elogiou a “coragem com que os argentinos enfrentam este desafio“. O presidente ainda garantiu que essa é a “última reta do esforço heroico” que os argentinos estão fazendo. “Reduzimos a estrutura do Estado eliminando 50% dos cargos políticos, eliminamos a publicidade, uma redução de 22% nas despesas operacionais“, ressaltou.

Você leu sobre o superávit da Argentina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!