Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Milei anuncia terceiro superávit mensal seguido da Argentina

Milei anuncia terceiro superávit mensal seguido da Argentina

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta segunda-feira (22) que o governo alcançou seu terceiro superávit mensal consecutivo. Acompanhado do ministro da Economia, Luis Caputo, e do presidente do banco central do país, Santiago Bausili, presidente disse em pronunciamento à nação que o  excedente fiscal financeiro foi de cerca de 275 bilhões de pesos em março.

Durante a sua fala, Milei destacou que superávit é ponto de partida para acabar com a inflação. “É o único ponto de partida possível para acabar de uma vez por todas com a inflação“, declarou. Ele também classificou o feito como um “milagre econômico”.

Primeiro superavit trimestral desde 2008

O presidente também afirmou que o resultado alcançado representa 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no período, sendo o primeiro superavit trimestral desde 2008.

Publicidade
Publicidade

Um marco que deve deixar todos nós orgulhosos como país, em particular, dada a herança que herdamos. […] O excedente fiscal, que parece simplesmente uma definição técnica, que não faz diferença na vida dos argentinos não é, nem mais e nem menos, do que o único ponto de partida para terminar de uma vez com o inferno inflacionário que vive a Argentina”, disse Milei.

Na sequência da desaceleração da inflação observada em março, os dados mostram que a inflação argentina caiu para 11% no mês passado, em comparação com a alta de 13,2% em fevereiro. Este foi o terceiro mês consecutivo de declínio, após a variação mensal ter atingido 25,5% em dezembro.

Entretanto, nos últimos 12 meses, o indicador continuou em trajetória ascendente, atingindo 287,9%, o valor mais alto em décadas.

Ainda durante o discurso, Milei também elogiou a “coragem com que os argentinos enfrentam este desafio“. O presidente ainda garantiu que essa é a “última reta do esforço heroico” que os argentinos estão fazendo. “Reduzimos a estrutura do Estado eliminando 50% dos cargos políticos, eliminamos a publicidade, uma redução de 22% nas despesas operacionais“, ressaltou.

Você leu sobre o superávit da Argentina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!