Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Investimento no Exterior
Notícias
Dividendos em dólar: saiba como ter renda passiva em moeda forte

Dividendos em dólar: saiba como ter renda passiva em moeda forte

Uma das palavras favoritas dos investidores brasileiros é esta: dividendos. Investir com foco em renda passiva tem um forte apelo, especialmente para quem gosta de ver o “dinheiro pingando na conta”. 

Mas você sabia que dá para investir com foco em dividendos em dólar? Acompanhe e ganhe em três frentes: com a valorização dos ativos, com dividendos e com a valorização cambial!

BAIXE O LIVRO DIGITAL DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO

Por que investir com foco em dividendos em dólar?

Dividendos representam a distribuição de lucros realizada por uma empresa aos seus acionistas ou por um fundo de investimento aos seus cotistas.

Quando uma empresa ou fundo tem lucro, ele pode decidir distribuir parte desse lucro aos acionistas como dividendos, dependendo das leis específicas de cada país e de decisões dos estatutos. 

Os dividendos podem ser pagos de forma regular, como trimestralmente ou anualmente, ou podem ser pagos em momentos específicos. A quantia de dividendos que cada acionista/cotista recebe depende do número de ações/cotas que ele possui e da política de distribuição de dividendos da empresa/fundo.

Ao adotar uma estratégia de dividendos em dólar, você tem algumas vantagens:

  • Renda estável em moeda forte: Os dividendos em dólar podem fornecer uma fonte de renda estável em uma moeda forte, como o dólar americano. Isso pode ser especialmente atraente para investidores brasileiros que desejam preservar seu poder de compra no longo prazo.
  • Proteção contra a desvalorização do real: Ao receber dividendos em dólar, você pode se beneficiar de uma proteção adicional, pois diversifica sua exposição ao Real, diminuindo os efeitos de eventuais problemas econômicos brasileiros, que podem fazer com que a moeda perca seu valor.
  • Aproveitar oportunidades globais: Investir em ativos estrangeiros que pagam dividendos em dólar permite que você aproveite oportunidades de investimento em mercados internacionais. Isso pode oferecer acesso a setores e empresas que não estão disponíveis no mercado brasileiro, aumentando a diversificação e potencialmente ampliando suas oportunidades de geração de renda.
  • Potencial de crescimento dos dividendos: Algumas empresas internacionais têm uma cultura de distribuição consistente de dividendos e até mesmo aumentos regulares nos pagamentos ao longo do tempo. Ao adotar uma estratégia de dividendos em dólar, você pode buscar empresas com histórico de crescimento dos dividendos, o que pode levar a um aumento constante de sua renda ao longo do tempo.

Para quem quer focar em dividendos em dólar, saiba quais são as possibilidades disponíveis:  ações, BDRs, ETFs e REITs. Vamos falar de cada uma a seguir. 

Ações

Investir diretamente em ações de empresas no exterior pode fornecer a oportunidade de receber dividendos. Muitas empresas internacionais têm uma política de distribuição de dividendos formalmente estabelecida. 

Ao escolher empresas com histórico consistente de pagamento de dividendos, você pode receber renda regular por meio dos dividendos pagos.

Nos Estados Unidos (EUA), por exemplo, há um termo para se referir às empresas que possuem dividendos em constante crescimento ao longo do tempo: Dividend Kings, ou seja, os Reis dos Dividendos.

Para se qualificar como um Dividend King, uma empresa deve atender a alguns critérios. Geralmente, é necessário ter um histórico de pelo menos 50 anos consecutivos de aumentos anuais nos dividendos.

Essas empresas são consideradas sólidas, estáveis e confiáveis, pois conseguem gerar fluxo de caixa constante e sustentável, mesmo em períodos de crises econômicas.

No entanto, é importante ressaltar que ser um Dividend King não é garantia de sucesso futuro.

Apesar do termo Dividend King ser bastante popular nos EUA, ele é pouco difundido no Brasil. O motivo disso é que o mercado acionário brasileiro é relativamente jovem em comparação com o norte-americano. Além disso, a Nyse, a bolsa de valores de Nova York, tem cerca de 2,4 mil empresas listadas, enquanto que a B3 (B3SA3) tem pouco mais de 400, o que contribui para uma quantidade maior de empresas Dividend Kings.

Para se ter uma ideia da dimensão dos Reis dos Dividendos, as empresas American States Water (AWR), Dover (DOV), Northwest Nat (NWN), Genuine Parts (GPC) e Procter & Gamble (PG) pagam dividendos crescentes há mais de 64 anos.

Também vale mencionar outras gigantes americanas que também são conhecidas como Dividend Kings, como Johnson & Johnson (JNJ), Coca-Cola (KO), Kimberly-Clark (KMB), Pepsi Co (PEP), Universal (UVV) e Walmart (WMT).

CONFIRA AS AÇÕES QUE MAIS PAGAM DIVIDENDOS EM DÓLAR

BDRs

Os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são certificados representativos de ações de empresas estrangeiras negociadas no mercado brasileiro e podem ou não pagar dividendos.

Quando a empresa emissora do BDR distribui dividendos aos seus acionistas no país de origem, esses dividendos podem ser repassados aos detentores dos BDRs no Brasil.

Antes de investir em um BDR específico, é recomendável consultar as informações disponibilizadas pela empresa emissora, como relatórios financeiros, comunicados ao mercado e demais fontes de informação, para verificar se o BDR em questão tem histórico de pagamento de dividendos ou se há expectativas de pagamento no futuro.

Além disso, vale ressaltar que os dividendos pagos em moeda estrangeira serão convertidos para reais de acordo com a taxa de câmbio aplicável na data do pagamento – o que faz com que algumas das vantagens da diversificação sejam perdidas, pois o fluxo não será em dólar, mas em reais convertidos. 

Vale a pena observar queo governo americano tributa os dividendos na fonte. Assim, uma parte do que o investidor recebe éretido de forma automática, já sendo descontado no repasse. 

Alguns exemplos de BDRs que pagam dividendos:

  • At&T (ATTB34)
  • Caterpillar (CATP34)
  • Chevron (CHVX34)
  • ExxonMobil (EXXO34)
  • IBM (IBMB34)
  • McDonald’s (MCDC34)

PARA VER A RELAÇÃO COMPLETA DOS BDRS QUE PAGAM DIVIDENDOS, CLIQUE AQUI

Você também pode procurar por BDRs de Reits e BDRs de ETFs, que são outros dois veículos de investimentos que falaremos a seguir. 

Inclusive, os BDRs de Reits são os que costumam ter os maiores dividend yields.

foto de dividendos em dólar: homem segura notas de dólar e há uma seta indicando crescimento

ETFs 

Exchange Traded Funds (ETFs), conhecidos no Brasil como fundos de índice, não são, necessariamente, atrelados a índices no exterior, mas comumente são focados em setores e nichos. Dependendo da política de cada ETF, ele pode ou não realizar uma distribuição de lucros periódica. 

Existem ETFs internacionais focados em empresas que pagam dividendos. Esses ETFs investem em ações de empresas com histórico consistente de pagamento de proventos ou que ao menos tenham uma política favorável de distribuição. Exemplos:

REITs

A sigla REIT significa Real Estate Investment Trust, o que no Brasil seria similar aos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). E esta é mais uma opção para receber dividendos em dólar. 

Os REITs são empresas que possuem ou financiam imóveis geradores de renda em uma variedade de setores e países, especialmente, nos Estados Unidos – país no qual o investimento foi criado nos anos 1960. 

Normalmente, quando falamos em REITs, estamos nos referindo ao mercado norte-americano. Porém, é possível encontrar empresas que possuem ou financiam imóveis geradores de renda em diversos outros países também.

Para o investidor brasileiro que gosta de fazer o paralelo, a distribuição de dividendos se dá de forma diferente com REITs e FIIs. Os REITs têm a obrigatoriedade de distribuir, no mínimo, 90% do lucro anual tributável aos acionistas, sob a forma de dividendos. Já os FIIs têm que distribuir, ao menos, 95% do resultado semestral.

Quer saber quais REITs pagam dividendos em dólar? Então, baixe, agora, gratuitamente, um livro digital exclusivo e conheça em detalhes todos os produtos disponíveis.

Aproveite e fale com a EQI para ter acesso a dividendos em dólar.