Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Investimento no Exterior
Bolsa de valores no Texas: novidade visa disputar mercado com Nyse e Nasdaq

Bolsa de valores no Texas: novidade visa disputar mercado com Nyse e Nasdaq

Um consórcio apoiado por gigantes de Wall Street como BlackRock e Citadel Securities está planejando lançar uma nova bolsa de valores no Texas.

Um consórcio apoiado por gigantes de Wall Street como BlackRock e Citadel Securities está planejando lançar uma nova bolsa de valores no Texas, com o intuito de competir diretamente com a Bolsa de Valores de Nova York (Nyse) e a Nasdaq, bolsa de tecnologia.

A Bolsa de Valores do Texas, que já arrecadou aproximadamente US$ 120 milhões de investidores individuais e grandes empresas de investimento, planeja apresentar sua documentação de registro à Securities and Exchange Commission (SEC) ainda este ano, conforme informou o CEO James Lee ao The Wall Street Journal.

A previsão é que a bolsa comece a operar em 2025, com a primeira listagem planejada para 2026.

Publicidade
Publicidade

Bolsa de valores no Texas: descontentamento com NY

O objetivo da nova bolsa é capitalizar sobre o descontentamento com os crescentes custos de conformidade da Nasdaq e da Nyse, além de regulamentos recentes, como as metas de diversidade de conselhos na Nasdaq.

Os defensores da TXSE, como será conhecida a Bolsa do Texas, prometem um ambiente mais favorável aos CEOs das empresas.

A estratégia também reflete uma mudança no cenário empresarial dos EUA, com várias empresas se mudando para estados com políticas regulatórias e fiscais mais favoráveis.

Atualmente, o Texas abriga mais empresas da Fortune 500, incluindo Exxon Mobil, AT&T e American Airlines, do que qualquer outro estado americano. Vale explicar, a Fortune 500 é o nome dado a uma lista produzida e publicada anualmente pela revista Fortune, na qual são incluídas as 500 maiores empresas dos EUA.

Em 2023, o Goldman Sachs inaugurou uma sede em Dallas que poderá acomodar mais de 5 mil funcionários.

“Dallas se tornou um dos centros financeiros dominantes no país, se não o maior, talvez do mundo”, afirmou Lee, um texano com cerca de três décadas de experiência em finanças e comércio.

A TXSE será totalmente eletrônica, mas planeja ter uma presença física no centro de Dallas.

Bater Nyse e Nasdaq não é tarefa fácil

Estabelecer uma nova bolsa não será uma tarefa fácil. A Nyse e a Nasdaq detêm o controle efetivo nas listagens de ações corporativas dos EUA. Outras bolsas, como a IEX e a Cboe Global Markets, tentaram entrar no mercado, mas obtiveram pouco sucesso. A Long-Term Stock Exchange (LTSE), aprovada pela SEC em 2019, possui apenas duas listagens.

Décadas atrás, havia várias bolsas regionais fora de Nova York, mas a maioria foi fechada ou adquirida por participantes maiores. A Bolsa de Valores de Boston, a Bolsa de Valores de Chicago e a Bolsa de Valores de Filadélfia foram incorporadas pela Nyse e a Nasdaq nos últimos 20 anos.

Atrair volumes de negociação para uma nova bolsa também representa um desafio, já que os operadores geralmente direcionam os pedidos para as bolsas com os maiores volumes.

Você leu sobre a nova bolsa de valores no Texas. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!