Alejandro Schiuma, gestor de renda fixa e crédito privado da EQI Asset, é um dos convidados do Invista lá Fora, evento online e gratuito que a EQI Investimentos promove dia 6 de julho, a partir das 18h.
Para participar, basta fazer sua inscrição aqui!
Vamos conhecer um pouco mais sobre Schiuma? Acompanhe.
Quem é Alejandro Schiuma?
O gestor de renda fixa e crédito privado da EQI Asset tem 18 anos de experiência no mercado financeiro, tendo começado sua carreira no Itaú BBA. Ele foi também head de crédito da Mauá Capital, teve uma passagem pela Trafalgar e um mandato de quatro anos em Nova York, focado nos mercados de renda fixa Latam.
Alejandro Schiuma afirma que se baseia em uma análise fundamentalista profunda e rigorosa do crédito corporativo, combinada com uma sobreposição macroeconômica, para definir os investimentos dos fundos geridos por ele.
“Nosso objetivo é entregar rentabilidade através de diversificação de portfólio e adequada gestão de liquidez, com foco intenso em gerenciamento de risco”, diz.
Para tanto, ele foca sua atuação em três pontos centrais:
- Análise de crédito extensiva e dedicada.
- Robustez institucional e forte equipe macroeconômica.
- Expertise com sólido conhecimento e acompanhamento do mercado em rede de relacionamentos com diversos stakeholders.
Além disso, todo e qualquer crédito a ser incluído no portfólio da gestora passa por processo de atribuição de rating interno e pela aprovação de comitê de crédito.
“Minha gestão é pautada na análise fundamentalista micro. Todo ativo que entra em carteira necessariamente passa por avaliação da saúde financeira do papel, análise da empresa, do setor em que ela se encontra, do balanço, das variáveis que podem impactar fluxo de caixa. Como todo fundamento, ele depende de sobreposição macroeconômica”, explica.
“Se eu for comprar papel de empresa de papel e celulose, por exemplo, eu preciso entender o que acontece na China, que é o maior consumidor do produto. Como está oferta e demanda? Qual tipo de papel os chineses vão passar a comprar? Como isso impacta a empresa? Para onde vai o câmbio? Todos esses são fatores que vão entrar no nosso cenário”, exemplifica.
“Penso em gestão como algo muito mais de processo e menos do indivíduo. Acredito muito em governança e em processos. Não gosto de ser o self made. Sou um facilitador dos processos de decisão”, autodefine.
- Leia também: Não é o fim da renda fixa – fundos têm boas oportunidades, com diferentes graus de risco
Por que investir no exterior?
O Invista lá Fora é uma oportunidade para os investidores descobrirem as muitas vantagens de extrapolar fronteiras e explorar mercados mais desenvolvidos:
- Diversificação de carteira: Investir em diferentes países e regiões geográficas pode ajudar a reduzir o risco da sua carteira. Os mercados internacionais nem sempre se movem na mesma direção e podem ser menos correlacionados com o mercado brasileiro, proporcionando uma proteção adicional contra a volatilidade local.
- Acesso a mercados em crescimento: Investir no exterior permite aproveitar o potencial de crescimento econômico de outros países. Algumas economias emergentes e em desenvolvimento estão experimentando taxas de crescimento mais altas do que as economias maduras, oferecendo oportunidades de investimento lucrativas.
- Acesso a setores e empresas específicas: Ao investir internacionalmente, você pode acessar setores e empresas que podem não estar disponíveis no mercado brasileiro. Isso permite que você diversifique seus investimentos em setores específicos ou aproveite empresas líderes em determinadas indústrias, a exemplo das big techs.
- Proteção cambial: Investir no exterior pode oferecer uma proteção adicional contra a desvalorização da moeda local.
Invista lá Fora: participe do evento!
Investir no exterior tem sido a opção de muitas pessoas que buscam mais segurança em suas carteiras.
E antes de qualquer movimentação, é preciso saber que esta não é apenas uma forma de construir renda em dólares. Mas sim, de proteger seu patrimônio contra o risco Brasil e quaisquer eventuais problemas político-econômicos que o país possa ter.
Chegou a sua vez de acessar as maiores oportunidades de investimento que os mercados mundiais têm a oferecer.
O Invista Lá Fora é online e gratuito. Você não paga nada para participar do evento e acelerar sua jornada como investidor global!
Especialistas ajudam a acelerar a jornada como investidor global
Além de Alejandro Schiuma, outros especialistas e autoridades do mercado já estão com presença confirmada no Invista Lá Fora. Veja a lista:
- João Scandiuzzi, sócio e estrategista-chefe do BTG Pactual
- Daniel Haddad, CIO da Avenue
- Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset
- Carol Fernandes, diretora jurídica da EQI Investimentos
- Felipe Passaro, gestor de fundos da EQI Asset
- Rodrigo Samaia, head de Produtos Internacionais da EQI Investimentos
Não fique de fora!