Economia
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Inflação: INCC-M mantém aceleração, com alta de 0,87% em abril

Inflação: INCC-M mantém aceleração, com alta de 0,87% em abril

Redação EuQueroInvestir

Redação EuQueroInvestir

26 Abr 2022 às 13:43 · Última atualização: 24 Jun 2022 · 2 min leitura

Redação EuQueroInvestir

26 Abr 2022 às 13:43 · 2 min leitura
Última atualização: 24 Jun 2022

Imagem cmostra operãrios da construção civiol. O INCC-M, índice de inflação do setor, foi de 0,87% em abril

Fernando Frazão/Agência Brasil

O Índice Nacional de Custo da Construção Mensal (INCC-M), que mede a pressão da inflação na construção civil, manteve a aceleração e foi de 0,87% em abril, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando o índice registrou taxa de 0,73%. Com este resultado, o índice acumula alta de 2,74% no ano e 11,54% em 12 meses.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre). O principal fator que influenciou na alta foi Materiais, Equipamentos e Serviços, com alta de 1,24% em abril, ante 0,37% em março. O índice referente a Mão de Obra teve desaceleração, com 0,46% em abril, depois de subir 1,12%, em março.

Materiais, Equipamentos e Serviços

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, a taxa correspondente a Materiais e Equipamentos subiu 1,35% em abril, após variar 0,29% no mês anterior. Dois dos quatro subgrupos componentes apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura, cuja taxa passou de -0,33% para 1,96%.

A variação relativa a Serviços passou de 0,79% em março para 0,73% em abril. Neste grupo, vale destacar o recuo da taxa do item refeição pronta no local de trabalho, que passou de 1,32% para 1,09%.

Mão de obra

A taxa de variação referente ao índice da Mão de Obra variou 0,46% em abril, após subir 1,12% em março. O item com maior alta foi o Técnico, com 0,52%, contra 1,27% no mês anterior. O quadro abaixo traz o detalhamento completo por item.

Tabla detalha o INCC-M, inflação da construção civil, que teve alta de 0,87% em abrilDEtalha

O INCC e seu impacto na inflação geral

O INCC possibilita o acompanhamento da evolução dos preços de materiais, serviços e mão-de-obra mais relevantes para a construção civil. O cálculo é feito a partir da coleta de preços em sete capitais (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador) e faz parte da composição do Índice Geral de Preços (IGP).

  • Quer proteger seus investimentos da inflação? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as melhores aplicações disponíveis!
A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias