O pré-mercado hoje (13) opera em tendência de alta. Os mercados globais iniciam a semana em recuperação, com os futuros de Nova York e o petróleo em alta, após o tom mais conciliador adotado pelo presidente americano Donald Trump em relação à China. No domingo, Trump afirmou que “tudo ficará bem” com Pequim e destacou que os Estados Unidos querem “ajudar a China, não prejudicá-la”. A fala amenizou o clima de tensão gerado nos últimos dias, depois do anúncio de novas tarifas de 100% sobre produtos chineses.
Pequim, por sua vez, respondeu pedindo “negociação em vez de ameaças”, mas ressaltou que “não tem medo de uma guerra tarifária”. O discurso contribuiu para um alívio no sentimento dos investidores.
Ainda no cenário externo, a China divulgou números fortes de comércio exterior, com um salto tanto das importações quanto das exportações, sinalizando resiliência da atividade econômica.
Trump está no Oriente Médio, onde participa da assinatura de um acordo de paz em Gaza. Ao longo da semana, o foco se volta também aos balanços corporativos em Wall Street.
Pré-mercado no Brasil
No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Roma, onde se encontra com o papa. Na volta, ainda esta noite, ele se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir medidas alternativas após a derrota da Medida Provisória do IOF no Congresso.
Na agenda doméstica, o principal dado econômico do dia é o Boletim Focus, que trará novas projeções do mercado para inflação, juros, câmbio e crescimento do PIB.
A semana terá divulgação das vendas no varejo e dos serviços pelo IBGE, além do IBC-Br — considerado uma prévia do PIB.
Leia também:
- Radar Corporativo: confira as notícias das empresas
- Altas e baixas: confira os destaques da bolsa no dia de hoje
Você leu sobre o pré-mercado hoje. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!