A Inflação do aluguel desacelerou a 1,94% e, com isso, dá singelo alívio ao bolso do brasileiro, conforme o índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), em relação à segunda prévia de fevereiro. Na prévia de janeiro, a inflação do aluguel havia marcado 1,95%
Já o Índice de Preços por Atacado do Mercado (IPA-M) avançou marginalmente na abertura de hoje, de 2,51% na segunda prévia de janeiro para 2,52% na mesma leitura de fevereiro, contra uma taxa de 2,30% no mês anterior fechado.
O Índice de Preços ao Consumidor – Mercado (IPC-M), por sua vez, caiu também de forma marginal, a 0,30%, de 0,32% na segunda prévia de janeiro e 0,42% no fechamento do mês passado.
Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) desacelerou de 0,57% para 0,44% nesta leitura.

Inflação do aluguel
Ainda de acordo com o IGP-M, o aumento no valor do aluguel no mês de janeiro foi o maior nos últimos 8 anos em Salvador e na região metropolitana, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Salvador e região metropolitana, além do IGPM, a inflação dos aluguéis medida pelo IBGE acumulou alta de 6,23%, nos últimos 12 meses.
Analista do IBGE, Mariana Viveiros disse que o índice que reajusta normalmente os contratos dos aluguéis vem demonstrando uma alta em decorrência de uma série de aumentos. “Esse índice elevou e refletiu no índice do IBGE, que é o IPCA e claro que impacta de forma muito importante no orçamento da família”, destacou.





