A dúvida mais comum entre os investidores de Fundos Imobiliários é sobre quantos FIIs ter na carteira. Você ainda não tem certeza?
A analista de Fundos Imobiliários da EQI Research, Carol Borges, responde: não existe uma resposta única para o tema.
Mas, então, quantos mais ativos melhor? Ou pulverizar demais é ruim? Qual o número ideal?
Para Carol, para a melhor alocação de Fundos Imobiliários deve seguir a premissa da segmentação e não da quantidade.
“Não existe uma resposta única, fixa quanto ao número de FIIs uma carteira deve ter. Se analisarmos de modo geral, menos de cinco Fundos Imobiliários é pouco e mais de 16 é considerado muito. No entanto, isso depende do tamanho e do objetivo final desta carteira”, pondera a especialista.
Como montar uma carteira de FIIs? Quantos fundos considerar?
Conforme a analista aponta, em geral, as carteiras que possuem entre 5 a 10 FIIs ou, em alguns casos, até 15 são consideradas como ideais. “Mais do que 15, pode significar um número muito alto de ativos para serem avaliados”, alerta.
Carteira recomendada de Fundos Imobiliários EQI Research, quantos FIIs têm?
Na carteira recomendada da EQI Research, foram incluídos 10 ativos, divididos em cinco setores: Shopping, Escritórios, Galpões logísticos, Papel e Varejo, todos com estratégia complementares entre si.
“Essa carteira também poderia funcionar com 12 ou 13 Fundos, ou com menos, entre 7 ou 8. Essa não é uma regra fixa. O mais importante, no final das contas, é a diversificação que a carteira possui entre setores”, orienta a especialista.
Quantos FIIs é preciso ter em carteira? Siga a dica da especialista
Ao invés de quantidade, prefira focar em diversificação por setor, apostando na complementação da estratégia entre eles.
Quantos FIIs preciso ter na carteira? Ouça o comentário da especialista
Carteira recomendada de Fundos Imobiliários. Conheça a estratégia de cada setor
Carol Borges explica a composição da carteira recomendada de EQI Research.
Fundos de papel
“Optamos por fundos com indexadores mistos, risco de crédito baixo a médio, e com caixa para novas aquisições. O objetivo deste segmento na carteira é o de potencializar a renda recorrente, aproveitando o momento de juros altos e oferecendo proteção contra a inflação”.
Galpões logísticos
“Trata-se de um setor resiliente, com uma certa previsibilidade de receita, pois trabalham com contratos mais longos e que são atualizados pela inflação. Na carteira recomendada queremos estar presentes nos galpões “last mile”, assim como também ter uma presença nacional”.
Shopping
“Já estamos vendo em muitos fundos de shoppings já estão com índices de antes da pandemia. Além disso, também esperamos uma retomada do consumo”.
Lajes
“Os fundos que escolhemos se expõem às regiões que tendem a crescer, mas não há mais espaços vazios para serem construídos. São regiões em que, historicamente, o metro quadrado é mais elevado e que as grandes empresas buscam se instalar. No setor de lajes corporativas, ainda é possível encontrar alguns prédios comerciais de alto padrão negociando abaixo do valor de mercado”.
Carteira recomendada de FIIs para outubro
Conheça agora os Fundos Imobiliários que compõem a carteira da EQI Research em outubro.
Fundos de papel
- AFHI11
- HGCR11
- RBRY11
- Leia também: vale investir em Fundos Imobiliários de Recebíveis agora?
Fundos de galpões logísticos
- BTLG11
- LGCP11
Fundos de shoppings
- MALL 11
- HGBS11
- HGRU11
Fundos de escritórios
- PVBI11
- JSRE11

Quer saber mais sobre a carteira recomendada de Fundos Imobiliários da EQI Research? Assista a apresentação da carteira na live conduzida pelo Head, Luis Moran e Carolina Borges, analista de Fundos Imobiliários.
Procurando os melhores Fundos Imobiliários para sua carteira? Encontre aqui os melhores, mesmo que não saiba nada sobre investimentos. Conte com a ajuda do checklist de análise de fundos imobiliários!