Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Fundos Imobiliários
Artigos
Vale a pena ter FOFs na carteira de Fundos Imobiliários?

Vale a pena ter FOFs na carteira de Fundos Imobiliários?

Para o investidor de Fundos Imobiliários existe uma categoria que pode trazer uma boa diversificação para a carteira de FIIs. Estamos falando dos FOFs: os Fundos de fundos. 

Embora os FOFs possam compor uma alocação bastante tática, o segmento ficou de fora da carteira recomendada de FIIs para outubro da EQI Research. 

Isso quer dizer que não vale a pena ter FOFs na carteira?

Quem esclarece é a analista de Fundos Imobiliários da EQI Research, Carol Borges. A dúvida surgiu durante a live de apresentação da carteira

De acordo com a especialista, os Fundos de fundos proporcionam pelo menos duas vantagens, conforme explica a seguir.

Vamos saber agora quais são. 

O que são FOFs? Entenda os Fundos de fundos

Os FOFs (Fundos de fundos) são fundos de investimentos que investem seu patrimônio em outros fundos.

Ou seja, o gestor de um FOF aplica o capital disponível em cotas de outros fundos do mercado financeiro.

Esta pode ser uma estratégia muito inteligente, que reduz seu risco de mercado, pois ao investir em diversos fundos, um FOF não coloca seu patrimônio à mercê de uma única administração.

Já para o investidor, aplicar em um FOF pode ser interessante, pois por meio dele é possível ter acesso a produtos que não seriam acessados se a operação fosse feita de forma direta.

Qual a vantagem de investir em um FOF?

Os Fundos de fundos proporcionam, pelo menos, duas vantagens, de acordo com Carol Borges, analista de Fundos Imobiliários da EQI Research. A primeira delas é a diversificação imediata da carteira. 

“Uma carteira mais condensada, com um menor número de Fundos imobiliários, pode se aproveitar da diversificação imediata de um FOF”, aponta. 

A especialista lembra ainda como uma segunda vantagem de um FOF a oportunidade de participar de ofertas restritas que, muitas vezes, não chegam ao investidor pessoa física. 

Por que os FOFs não fazem parte da carteira recomendada de FIIs da EQI Research?

Carol esclarece que atualmente a carteira não tem FOFs, mas isso não significa que esse segmento não será incluído no futuro. 

“Podemos, sim, utilizar Fundos de Fundos para diversificação da carteira no futuro, mas sempre pensando em uma alocação tática visando esse ganho de capital no curto, médio e longo prazo”, comenta. 

Qual a estratégia para colocar um FOF em uma carteira? 

Carol explica que a estratégia utilizada para alocação de FOFs na carteira recomendada da EQI Research será tática. 

“Fundos que estejam sendo negociados abaixo do seu valor patrimonial, com deságio de 5, 10% do seu valor patrimonial, podem ser uma boa oportunidade de alocação. Justamente, porque quando houver a remarcação, a gente terá um ganho duplo, além da valorização patrimonial, o ganho também do FOF”, finaliza.

Vale a pena ter FOFs na carteira? Ouça o comentário de Carol Borges da EQI Research

Vale a pena ter FOFs na carteira? Carol Borges da EQI Research responde

Melhores investimentos em Fundos Imobiliários

Quer saber mais sobre a carteira recomendada de Fundos Imobiliários da EQI Research? Entenda a estratégia de alocação por setor. Conheça os 10 fundos imobiliários recomendados. 

vale a pena ter FOFs na carteira? Conheça a carteira recomendada de FIIs da EQI Research

Assista a apresentação da carteira na live conduzida pelo Head, Luis Moran e Carolina Borges, analista de Fundos Imobiliários.

Procurando os melhores Fundos Imobiliários para sua carteira? Encontre aqui os melhores, mesmo que não saiba nada sobre investimentos.