A carteira “Mais Dividendos com Ações”, da EQI Research, não possui alterações para novembro com relação ao mês anterior. Em outubro, a performance da carteira de dividendos foi positiva, com valorização de 10% no período. O índice Ibovespa apresentou uma valorização de 8,23% durante o mês, enquanto o índice de dividendos (IDIV) se desvalorizou 6,58%.
O analista João Zanott, responsável pelo relatório, segue confiante de que a carteira está equilibrada e bem distribuída entre setores resilientes e com bom histórico de pagamento de dividendos. Em oportunidades futuras, serão exploradas novas posições em relatórios dedicado para cada empresa.
De acordo com o relatório, o mês foi marcante em termos de anúncios e pagamentos de dividendos para as empresas que compõe nossa carteira, sendo o principal anúncio de dividendos vindo da Axia Energia – ex-Eletrobras (ELET3) na esteira do resultado reportado do terceiro trimestre do ano (3TRI25).

Carteira de dividendos: impactos da proposta da tributação
Segundo o relatório, em relação às perspectivas de pagamento de dividendos das empresas que compõem a carteira, foram observados potenciais impactos decorrentes na proposta de mudança da tributação, que busca taxar dividendos em determinadas situações.
Um possível efeito positivo seria antecipação dos pagamentos por parte das companhias, como forma de evitar a incidência de novos impostos, diz parte do relatório.
Leia também:
“Olhando à frente, seguimos construtivos com a tese de alocação em bolsa. No entanto, a dinâmica de preços ao longo do próximo ano deve começar a ser influenciada pelo cenário eleitoral e pelas perspectivas de políticas voltadas a um maior controle fiscal”, pontuou Zanott, no relatório.
Em termos setoriais, as maiores exposições estão nos setores de elétricas (40%), financeiras (35%), petróleo (15%) e papel e celulose (10%).





