Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Startups encontram mercado com digitalização de serviços públicos

Startups encontram mercado com digitalização de serviços públicos

Uma nova demanda tem gerado mercado para startups no Brasil. Trata-se da crescente digitalização dos serviços públicos. Assim, pequenas empresas dedicadas a desenvolver soluções de tecnologia surgem. E tendo como principal cliente o próprio poder público, as chamadas GovTechs, inform0u a Folha de São Paulo.

“É mais que vender soluções de TI, vender serviços para o governo e fazer isso de uma forma que é muito útil com startups, com inovação, inteligência de dados”, diz Guilherme Dominguez, co-fundador e diretor do hub de inovação BrazilLAB .

O BrazilLAB mantém um programa de aceleração da GovTechs. Ele está disponível em 80 startups e um selo de certificação, que podem ser executados com o poder público, informou a Folha.

Mas a ideia vai além do executivo. Pois as startups também têm soluções despontadas para gerenciar processos judiciários, como JusTechs, e não legislativo, como LegisTechs. Outras também são voltadas para privacidade pública, como chamadas CiviTechs.

Atualmente, o governo federal gasta, em média, R $ 8 bilhões por ano em serviços de TI. Os dados são da Secretaria do Governo Digital do Ministério da Economia.

Publicidade
Publicidade

“Se 10% estiveram na carga de startups, estamos falando de um mercado de R $ 800 milhões em tecnologia inovadora”, diz Dominguez.

Uma das áreas que prometem despontar ainda neste ano é o setor de compras públicas. Desde a publicação do decreto 10.024, no final de outubro de 2019, os municípios pesquisados ​​usam o pregão eletrônico para realizar seus processos de compras.