Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Educação Financeira
Notícias
Selic caiu e agora? Saiba o que fazer com a sua carteira de investimentos

Selic caiu e agora? Saiba o que fazer com a sua carteira de investimentos

O Comitê de Política Monetária (Copom) baixou a Selic, taxa básica de juros, como amplamente aguardado pelo mercado, após quase um ano inteiro de juros mantidos no patamar de 13,75%.

Agora que a Selic caiu a 13,25% ao ano e, diante do novo ciclo que se inicia, de queda de juros, você entende aqui o que muda para o investidor e conhece as recomendações dos especialistas da EQI Investimentos.

ABRA SUA CONTA NA EQI INVESTIMENTOS, AGORA CORRETORA!

Selic caiu: Hora de prefixados e IPCA+ na renda fixa

Para Denys Wiese, estrategista da EQI, a queda dos juros é um marco importante no mundo dos investimentos.

“Esse marco temporal de início de ciclo de queda de juros pede alterações na carteira. Os pós-fixados vão render menos daqui para a frente, porque os juros estão caindo e deve chegar a 9% no final de 2024. Por isso, o rendimento médio dos pós-fixados vai ser menor do que agora. Então e hora de reduzir esse tipo de ativo”, diz.

“Já os prefixados e os IPCA+ não vão apresentar rendimentos menores por conta dos juros caindo. Então, a gente pode aumentar a exposição. Claro, sempre respeitando os limites de risco do seu perfil de investidor”, complementa.

Renda variável: ações e FIIs

Outra classe que tende a se beneficiar é a renda variável, com ações e Fundos Imobiliários (FIIs).

“Todos os três principais índices da renda variável, Ibovespa (IBOV), Índice Small Caps (SMLL) e Índice de Fundos Imobiliários (Ifix) vão se beneficiar dos juros menores”, pontua.

“Primeiro porque estamos falando de empresas e empreendimentos. Com juro menor, o fluxo de caixa descontado é maior, isso acontece naturalmente. Com juros menores, o ativo vale mais. Mas tem uma segunda questão que é o custo de capital, o custo da alavancagem financeira. Muitas empresas têm dívidas e este custo sendo menor pode trazer melhores resultados financeiros para as empresas”, explica.

Carolina Borges, analista de FIIs da EQI Research, enfatiza que a decisão de hoje reforça as boas perspectivas para os Fundos Imobiliários (FIIs).

“O que temos hoje é uma consolidação das expectativas acumuladas ao longo de todo o ano. O Ifix vem em um movimento de alta, que acontece justamente pela expectativa pela queda dos juros. Então, conforme ficar mais claro para o mercado qual vai ser o ritmo desse novo ciclo e conforme as leituras da inflação confirmarem que ela está caminhando para a meta, mais os FIIs vão se valorizar”, afirma.

Multimercados: opção para se expor à renda variável

Wiese aponta ainda para uma última classe que tende a se beneficiar: os multimercados. Isso porque, ele explica, os gestores, na média, tendem a operam melhor nesse ambiente de queda de juros.

Todo fundo de investimento é um veículo de aplicação financeira que conta com gestores especializados para alocar os recursos. Cada categoria de fundo tem suas regras específicas. Por exemplo, os fundos de renda fixa precisam ter pelo menos 80% em títulos dessa natureza. Já os fundos de ações são obrigados a manterem ao menos 67% de seu valor em títulos acionários.

Mas os fundos multimercado não obedecem a nenhuma regra de composição de patrimônio. Isso quer dizer que o gestor de um fundo desses pode fazer a alocação do capital da forma que bem entender, seguindo a política de investimentos descrita no regulamento, é claro. Na prática, isso significa muito mais liberdade para a equipe de gestão fazer as escolhas dos melhores investimentos.

Dessa forma, os fundos de baixa e média volatilidade configuram uma boa oportunidade de diversificação e podem ser também uma porta de entrada ao mercado de risco para as pessoas acostumadas apenas com a renda fixa.

QUER APRENDER MAIS SOBRE COMO INVESTIR AGORA QUE A SELIC CAIU? NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA MONEY WEEK, EVENTO ONLINE E GRATUITO DA EQI INVESTIMENTOS. CLIQUE AQUI!