Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
Aposta de alta da Selic em março de até 0,5 p.p. ganha força

Aposta de alta da Selic em março de até 0,5 p.p. ganha força

O Bank of America, uma das principais instituições financeiras do mundo, revisou suas projeções para a taxa básica de juros, a Selic, e espera um aumento de 0,50 ponto percentual já a partir do mês de março.

Mas isso não foi à toa e também não é algo isolado. Já há um consenso do mercado de que a taxa Selic vai voltar a subir. A única dúvida que paira é de quando isso vai começar a acontecer.

Os últimos anos foram marcados pelos sucessivos cortes que levaram a Selic a mínima histórica.

Dessa forma, a redução da básica de juros no Brasil acompanhou também um movimento estrangeiro de cortes.

Portanto, o brasileiro que estava acostumado com uma Selic alta e com a comodidade de investir sem riscos precisou se adaptar a esse novo momento. Os cortes na taxa de juros tornaram outros ativos mais atraentes.

Publicidade
Publicidade

O que muda com a alta na Selic

Com as projeções de alta na taxa de juros já para março e um cenário de mais altas no horizonte, o investidor estrangeiro tem mais motivos para entrar com fôlego no mercado brasileiro.

Isso acontece por um fator de matemática bem básico. Se no mundo os juros estão baixos, o Brasil se torna um terreno mais atrativo para trazer capital para cá a juros mais altos.

Para o investidor nacional, essa alta ainda é pequena para desestimular quem quer aplicar em renda variável. Mas, se o cenário de novas altas se confirmar, a renda fixa no Brasil ganha uma outra perspectiva.

1% ao mês ficou no passado

Claro que estamos muito longe dos 10% ao ano que a taxa Selic já entregou, mas se as projeções de 4,5% ao fim do ano se confirmarem, a rentabilidade de muitos ativos pode dobrar ao longo deste ano.

Para a Selic chegar ao nível de 4,5% até o fim do ano seriam necessárias cinco altas consecutivas de 0,5%. Para isso acontecer, um reajuste teria que acontecer já na próxima reunião em março.

Selic nos últimos dez anos

Selic

Fonte: Banco Central

Esse aumento da Selic está sendo projetado por conta dos níveis altos que está a inflação. Na última ata do Copom, integrantes do Comitê já considera necessário um reajuste.

Ainda é muito cedo para traçar qualquer caminho, mas já sabemos que a Selic vai aumentar, resta saber quando esse movimento deve começar.

Assim, a expectativa é que no dia 17 de março – quando o Copom se reúne novamente – já tenhamos uma nova taxa básica de juros.

Quer saber mais sobre investimentos? Preencha o formulário abaixo que um especialista poderá ajuda-lo em sua trajetória com os melhores produtos financeiros do mercado.