Jensen Huang é um empresário e engenheiro, cofundador, presidente e CEO da Nvidia Corporation (NVDA; $NVDC34), empresa líder em inteligência artificial (IA). Huang é amplamente reconhecido por sua liderança na transformação da empresa, de uma empresa de gráficos para uma das principais de tecnologia do mundo. Atualmente, ele é o maior acionista individual da companhia, com 3,5% dos papéis.
Segundo o ranking de bilionários em tempo real da revista “Forbes”, Jensen Huang é a 19ª pessoa mais rica do mundo nesta terça-feira (19), com um patrimônio de US$ 78,6 bilhões.
Conheça Jensen Huang, CEO da Nvidia
Huang fundou a Nvidia aos 30 anos, em 1993, com dois amigos, após deixarem empregos como projetistas de chips. A escolha pelo mercado de games deu-se pelo constante desafio imposto pela área da computação gráfica, exigente em pesquisas e em soluções de implementação. Segundo o executivo, justamente essa dificuldade fez a empresa avançar.
Em 2007, o empresário liderou a expansão da Nvidia para além dos gráficos de videogames, setor no qual a empresa se baseava até alguns anos atrás. O avanço permitiu o atual domínio no mercado de hardware focado em inteligência artificial.
Nos últimos anos, a empresa projetou e lançou unidades de processamento gráfico (GPU), fundamentais para o desenvolvimento da IA generativa.
Recentemente, a gigante dos chips ultrapassou o valor de mercado da Alphabet (GOOGL; $GOGL34), holding do Google, um dia após também superar a Amazon (AMZN; $AMZO34).
Leia também: Valor de mercado da Nvidia equivale a Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Itaú (ITUB4) juntos
Antes do boom da inteligência artificial, Huang esteve à frente da Nvidia durante as diferentes crises das criptomoedas, que afetaram o desempenho da companhia. As GPUs também são utilizadas na mineração desses ativos, ainda que a companhia tente se desvincular desse mercado.
Blackwell B200: Nvidia lança superchip para IA
A Nvidia lançou um superchip voltado para inteligência artificial (IA), chamado Blackwell B200, durante a abertura de sua conferência anual de desenvolvedores, liderada pelo presidente-executivo Jensen Huang.
Esta novidade chega em um momento oportuno, já que os papéis da Nvidia aumentaram impressionantes 240% nos últimos 12 meses, solidificando sua posição como a terceira empresa mais valiosa do mercado de ações dos Estados Unidos.
O anúncio do novo superchip foi feito durante a GTC 2024, evento da empresa, e é apontado como peça fundamental para manter a companhia na liderança na venda das ferramentas necessárias para alimentar a crescente demanda por IA.
A Nvidia já domina o mercado de chips de IA para centros de dados, conquistando cerca de 80% de participação no setor no ano passado.
O Blackwell B200 é um avanço significativo, combinando dois chips do tamanho dos anteriores da Nvidia em um único chip. Com 208 bilhões de transistores – mais do que o dobro dos 80 bilhões do chip anterior -, este novo chip promete melhorias notáveis em termos de produtividade, com todos os transistores podendo acessar a memória anexada ao chip quase simultaneamente.