A Nvidia (NVDA; $NVDC34) lançou um superchip voltado para inteligência artificial (IA), chamado Blackwell B200, durante a abertura de sua conferência anual de desenvolvedores, liderada pelo presidente-executivo Jensen Huang.
Esta novidade chega em um momento oportuno, já que os papéis da Nvidia aumentaram impressionantes 240% nos últimos 12 meses, solidificando sua posição como a terceira empresa mais valiosa do mercado de ações dos Estados Unidos.
O anúncio do novo superchip foi feito durante a GTC 2024, evento da empresa, e é apontado como peça fundamental para manter a empresa na liderança na venda das ferramentas necessárias para alimentar a crescente demanda por IA. A Nvidia já domina o mercado de chips de IA para centros de dados, conquistando cerca de 80% de participação no setor no ano passado.
Blackwell B200: chip duas vezes mais rápido
O Blackwell B200 é um avanço significativo, combinando dois chips do tamanho dos anteriores da Nvidia em um único chip. Com 208 bilhões de transistores – mais do que o dobro dos 80 bilhões do chip anterior -, este novo chip promete melhorias notáveis em termos de produtividade, com todos os transistores podendo acessar a memória anexada ao chip quase simultaneamente.
O Blackwell é pelo menos duas vezes mais rápido que seu antecessor, o H100, que tem sido altamente demandado na corrida pela IA.
Este novo chip, batizado em homenagem ao estatístico e matemático David Blackwell, tem capacidade para transformar fala em vídeo 3D e oferece um desempenho de IA cinco vezes superior, enquanto consome 25 vezes menos energia para executar essas tarefas.
Além do Blackwell B200: software de computação quântica
Paralelamente, a Nvidia também lançou um serviço de nuvem destinado a permitir que pesquisadores testem softwares de computação quântica. Embora o campo da computação quântica ainda não tenha produzido resultados significativos, está recebendo financiamento pesado em todo o mundo.
O Nvidia Quantum Cloud, que simula um computador quântico, será composto inicialmente por um data center com chips e sistemas de IA. Embora atualmente não tenha nenhum computador quântico conectado a ele, a Nvidia planeja fornecer acesso a máquinas de terceiros no futuro.
Como investir na Nvidia sem sair do Brasil?
Investir no exterior é uma opção de diversificação de carteira bastante interessante para os brasileiros, inclusive para os pequenos investidores. A recomendação é que todos tenham de 5% a 30% de seu portfólio exposto ao mercado externo.
Para investir na Nvidia, empresa que valorizou mais de 200% no último ano, você pode comprar ações diretamente na Nasdaq, bolsa americana, abrindo uma conta de investimento no exterior. Feito isso, você deve buscar pelo ticker NVDA.

Pode também investir, a partir da própria bolsa brasileira, B3, via Brazilian Depositary Receipts (BDRs). O BDR é negociado com o código $NVDC34.
E há ainda as opções de investimentos em fundos ou Exchange Traded Funds (ETFs), que são fundos de índices. Clique nos links para mais informações sobre cada uma das possibilidades.
Você leu sobre o Blackwell B200. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!