Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Educação Financeira
Artigos
Melhor plataforma de investimento grátis: conheça a nova Monett

Melhor plataforma de investimento grátis: conheça a nova Monett

Com 1 ano e meio de vida, a Monett está de cara nova. A casa de análises agora é uma plataforma de investimento completa, que vem com a missão de organizar a vida dos investidores. 

Melhor ainda: você pode ter acesso a ela sem gastar nenhum real por isso!

imagem da plataforma de investimento da Monett

Melhor plataforma de investimento grátis: O que é a Monett?

A Monett, relembra a CEO Olivia Alonso, nasceu em 2021 a partir de um desejo – dela e dos sócios fundadores – de oferecer orientação de investimento de qualidade e personalizada, mas de forma escalável, atingindo o máximo de pessoas possível.

“A gente sempre teve essa sensação de que faltava uma opção no mercado que pudesse ser personalizada e, ao mesmo tempo, escalável. Porque nem todo mundo conta com assessoria de investimento ou consultoria financeira. Mas essa pessoa também precisa de algo específico pensado nela”, conta. 

Assim, passados meses de trabalho intenso, enfim, a Monett chegou à fórmula desejada, graças ao uso da inteligência de sua equipe aliada à inteligência artificial. 

“Usamos 11 algoritmos mais machine learning para garantir a personalização do aplicativo”, revela Olivia. “Temos hoje a mesma robustez de uma casa de análise, mas com o conteúdo sendo oferecido de uma forma mais amigável e mais fácil de ser consumida”, resume. 

Melhor plataforma de investimento grátis: Análises técnicas + educação financeira

Felipe Paletta, analista da casa e voz bastante conhecida quando o assunto são os fundos de investimento imobiliário (FIIs), foi um dos mais atuantes no abastecimento de informações aos algoritmos, a fim de que eles pudessem fazer recomendações com base em conhecimento técnico, mas também no que há de melhor em termos de educação financeira. 

“Desde o princípio, a gente já tinha essa mentalidade de criar uma coisa que fosse muito diferente no mercado financeiro e que, de fato, ajudasse cada um dos investidores”.

“Nosso algoritmo trabalha para criar uma jornada a fim de que o investidor consiga interagir com nossos conteúdos educacionais e com as nossas recomendações, que sempre foram o nosso forte”, explica. 

E ele garante que a experiência é mesmo diferenciada. “O investidor hoje entra em uma plataforma de casa de análise ou corretora de valores e encontra uma gama muito grande de produtos e conteúdos. Mas o que acontece é que a pessoa fica confusa. Tem muita informação, às vezes muito mais do que ela precisa. E ela se vê obrigada a consumir coisas que podem levá-la por um caminho errado”. 

“No nosso aplicativo, a pessoa responde a sete questões iniciais e, a partir daí, já passa a ter uma experiência personalizada, não exatamente para ela, mas para pessoas que têm um perfil muito similar ao dela. E, a partir do momento em que ela começa a navegar dentro do universo da Monett, aí sim ela vai ter uma experiência cada vez mais refinada e específica”, afirma.

Dentre outras funcionalidades, os algoritmos conseguem indicar, por exemplo, quais cursos fazer, quais vídeos conferir e até sinalizar se sua carteira está de acordo com seu perfil e suas metas.

“Quando a gente fala em perfil, vem sempre à mente conservador, moderado e arrojado, dependendo da disposição de cada um ao risco. Mas a gente vai além e avalia características pessoais, metas, fases da vida e preferências”, diz Olivia.

Paletta exemplifica: “Vou imaginar aqui um cenário em que a gente trabalhe com uma pessoa que tem um perfil bastante conservador, que ainda não tem muito recurso acumulado, ou até pode ter algum recurso acumulado, mas não gosta de correr muitos riscos, não tem hoje muita assessoria e informação financeira, e tem um objetivo de longo prazo, de acumular patrimônio. Dentro do nosso app hoje, essa pessoa já teria uma restrição, por exemplo, aos conteúdos mais agressivos, mais arrojados e mais sofisticados. Logo na home, ela teria acesso a conteúdos mais educacionais, a recomendações de renda fixa, fundos de investimento, para que ela tenha uma iniciação dentro do mercado financeiro”, diz.

Imagem da plataforma de investimento da Monett

Persona pode mudar ao longo da jornada

Outra preocupação que foi levada em conta é a de fazer o investidor entender o quanto a evolução de conhecimento dentro das finanças fará com que, ao longo da jornada, a persona de cada um seja modificada. 

“Você baixa o app pela primeira vez, você tem uma jornada e você tem uma situação de vida, você tem um nível de conhecimento. À medida que o tempo passa, você vai mudando de opinião, você vai mudando de situação, e isso faz, de repente, que você saia de um tipo de persona para outra”, diz Paletta.

“Então, um dos nossos grandes desafios é também conseguir trazer a pessoa para esse conhecimento de que o perfil dela está mudando, e sugerindo tipos de conteúdos diferentes que possam atrair, a produtos financeiros que possam interessar, mas, principalmente, fazer com que a pessoa auto identifique seu perfil, sem perder a liberdade de querer ou não seguir o sugerido”, complementa.

A chave da inovação: IA de entretenimento + IA de investimentos

Paletta pondera que a inteligência artificial já vem sendo amplamente usada no universo dos investimentos e também do entretenimento, mas que, no app da Monett, as duas inteligências se conversam. 

“Você tem as casas de análise quantitativa, os fundos de investimento, que usam tecnologia para achar as recomendações de investimento e alocação de recurso. E você tem plataformas de streaming, como, por exemplo, a Netflix, que usa modelos de recomendação superavançados e as informações dos usuários para chegar naquele conteúdo que você deveria assistir, que teria um fit muito grande com você. Mas algo que unisse essas duas coisas ainda não existia no mercado”, diz. 

Aplicativo de investimento: Consolidador de Carteira

Quem baixa o aplicativo da Monett pode optar por compartilhar ou não seus dados via open finance, o que, se aceito, possibilita o uso de uma das funcionalidades mais interessantes do aplicativo: o Consolidador de Carteira. 

Ele permite uma visão global de todo portfolio do investidor, mesmo que custodiado em diferentes bancos ou corretoras. E viabiliza recomendações ainda mais precisas, podendo, inclusive, diagnosticar se a pessoa tem ou não, por exemplo, proteção em dólar suficiente em carteira. 

“O nosso principal objetivo é oferecer uma ferramenta completa para que os usuários possam tomar as melhores decisões e fiquem tranquilos com suas carteiras de investimentos, acompanhando o crescimento de seus patrimônios de forma segura, otimizada e condizente com sua realidade”, afirma Olivia.

Imagem da plataforma da Monett

União com a EQI Investimentos

O lançamento do aplicativo da Monett faz parte da estratégia de expansão do mercado iniciada em março de 2022, a partir da aquisição de 49% da Monet pela EQI Investimentos.  Desde então, as empresas uniram esforços para criar uma ferramenta ainda mais completa com o auxílio da inteligência artificial.

Além da versão gratuita, onde estão disponibilizados a maior parte dos conteúdos e soluções, a plataforma oferece um plano pago, o Monett Premium, que dá acesso a algumas estratégias de investimentos mais sofisticadas, a filmes exclusivos e cursos fechados.

Quais as soluções disponíveis no aplicativo?

  • Carteira recomendada: Ao entrar no app, o usuário responde algumas questões e a partir das respostas, o algoritmo direciona uma carteira indicada para o seu perfil, objetivos, preferências e momento de vida;
  • Consolidador de Carteira: A ferramenta permite que todos os investimentos sejam consolidados para uma visualização geral da carteira, onde é possível analisar a exposição dos ativos financeiros por meio das recomendações do próprio app; 
  • Jornadas de investimentos personalizadas para diferentes objetivos de investimentos.
  • Mais de 10 carteiras de investimentos: renda fixa, ações, dividendos, criptomoedas, long&short, dividendos sintéticos com opções, fundos etc;  
  • Conteúdos: Nas seções de vídeos de investimentos, o aplicativo oferece mais de 1000 vídeos de conteúdos, incluindo cursos, séries, filmes, podcasts, eventos e outros programas. Há materiais sobre renda variável (ações, criptomoedas, fundos, fundos imobiliários e REITS), renda fixa (incluindo Tesouro Direto, LCI, LCA, CRI, CRA, debentures e outros), opções, imóveis, startups, investimentos no exterior, BDRs, dólar, entre tantos outros.
  • Indicação de produtos financeiros, como seguros, previdência e consórcios;
  • Apoio para Declaração de Imposto de Renda.

Não perca tempo: baixe agora mesmo a plataforma de investimento da Monett!