O nome é bem estranho. Muitas pessoas nunca ouviram falar. Porém, quem está inserido no mercado de trabalho deve conhecer o significado dessas palavras. Isso, em algum momento de nossas vidas pode fazer toda a diferença. Nessa matéria, você aprenderá o significado de Golden Parachute e como ele pode ser importante para os executivos.
O que significa o nome Golden Parachute?
Em tradução livre, Golden Parachute significa paraquedas dourado.
O que é Golden Parachute?
É o nome que se dá ao pacote de benefícios que é ofertado aos executivos durante um processo de fusão de empresas, nessa ocasião alguns executivos podem ser dispensados em razão da troca de gestão.
O que é fusão de empresas?
De forma simples, fusão de empresas é uma transformação completa envolvendo todas as partes no processo. Isso acontece, geralmente, entre duas organizações distintas. Esse processo faz com que as participantes de uma fusão se unam e formem uma única empresa.
Qual a finalidade do Golden Parachute?
A finalidade do Golden Parachute é suavizar a queda de um executivo do seu cargo. Isso acontece através de um pacote rescisório com condições bastante vantajosas, contendo uma série de benefícios, tais como:
a) Indenização, geralmente paga por uma seguradora.
b) Ficam mantidas as contribuições para um fundo de pensão.
c) O seguro saúde do executivo continua mantido.
d) Há o recebimento de um bônus (vantagem) em dinheiro.
e) Ele tem a disposição o stock options, ou seja, um plano de remuneração em ações da empresa, conforme determinadas metas são atingidas.
f) Ocorre o pagamento de despesas jurídicas, caso o executivo esteja sendo processado por seus atos enquanto exercia seu cargo de gestor da companhia.
Por qual razão o Golden Parachute se tornou tão popular?
A popularidade do Golden Parachute começou na década de 80 nos Estados Unidos. Nessa época, O mercado de dívida de qualidade duvidosa aumentou exponencialmente. Por meio dele, tornou-se possível viabilizar a compra de qualquer empresa mediante a emissão de junk bonds (títulos de renda fixa) favorecendo as aquisições não negociadas previamente.
Diante dessa situação, os paraquedas dourados tornaram-se praxe, dando segurança às pessoas que eram dispensadas logo após o anúncio de uma fusão ou colocadas em um papel menor dentro da empresa consolidada.
Conforme as fusões se multiplicavam no noticiário corporativo, os Golden Parachutes, que inicialmente estipulavam apenas o pagamento de uma indenização, ficaram, literalmente, gigantescos.
A inovação e a criatividade foram de tal magnitude que, na época, surgiram até os Golden Coffin (caixão dourado, em português), que eram pacotes que ofereciam benesses à família de um executivo após a sua morte.






