Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG, confirmado na Money Week

Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG, confirmado na Money Week

A próxima edição da Money Week, que será realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, terá como uma de suas grandes atrações um nome que já intregrou a equipe econômica do Governo Federal e conhece bem os bastidores do poder no Brasil: Mansueto Almeida.

Mansueto é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo. O cearense de 55 anos hoje ocupa o cargo de economista-chefe do BTG Pactual ($BPAC11). Este é mais um entre tantos postos de destaque que ostenta em seu currículo profissional.

Mansueto será um dos 50 palestrantes convidados a compartilhar seus conhecimentos sobre mercado financeiro na nova edição da Money Week. O evento, como de costume, terá transmissão online e totalmente gratuita. Serão mais de 12 horas de conteúdos exclusivos.

banner Money Week

Quem é Mansueto Almeida?

Mansueto Facundo de Almeida Júnior nasceu em Fortaleza, capital do Ceará, no dia 30 de setembro de 1967. E foi lá mesmo que começou a trilhar o caminho de sucesso na área econômica, que tantos frutos já lhe rendeu.

Depois de se formar em economia pela Universidade Federal e fazer mestrado na USP, concluiu seu Doutorado em Políticas Públicas no MIT de Cambridge, em Massachusetts.

Depois, deu iniciou à sua caminhada como funcionário de carreira no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Entre 1995 e 1997, atuou como coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Dentro do órgão, mostrou competência para, nos anos seguintes, ocupar outras posições de bastante destaque. Mansueto foi assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006). Além disso, também atuou como Assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati e foi consultor de Aécio Neves, candidato à presidente nas eleições de 2014.

A entrada de Mansueto no Ministério da Fazenda

Depois de participar da campanha de Aécio, Mansueto voltou ao Ipea em 2016 para integrar a equipe da Secretaria de Acompanhamento Econômico – Seae. Assim, deu o pontapé inicial de sua história junto ao Ministério da Fazenda.

Mansueto foi convidado pelo então ministro Henrique Meirelles para integrar a equipe. Assim, conseguiu ajudar na implementação dos planos de Reformas, como Ajuste Fiscal, legislação trabalhista e previdenciária.

E seguiu ocupando o cargo mesmo quando Meirelles deixou o posto de ministro e foi substituído por Eduardo Guardia. Conseguiu isso pela competência demonstrada e a confiança que tinha de todos os seus pares na equipe.

Secretário do Tesouro Nacional

Em abril de 2018, sob o governo do presidente Michel Temer, Mansueto assumiu o cargo de secretário do Tesouro Nacional do Brasil. Antes de sua nomeação ser confirmada, chegou a ser especulado como possível Ministro do Planejamento e até como futuro presidente do BNDES. No entanto, acabou seguindo dentro do time econômico do País.

A entrada do presidente Jair Bolsonaro, eleito em 2018, não encerrou a trajetória de Mansueto no governo. Elogiado por Paulo Guedes, novo Ministro da Fazenda, ele seguiu no cargo até julho de 2020. Na ocasião, pediu seu desligamento e foi substituído por Bruno Funchal.

Mansueto: do BTG Pactual para a Money Week

Depois de passar seis meses em um período que ele próprio definiu como “quarentena”, Mansueto Almeida voltou aos holofotes. Desta vez, pelo setor privado. O expert em mercado financeiro foi anunciado pelo BTG Pactual (BPAC11) como economista-chefe da instituição.

No painel da Money Week do qual ele participa, Mansueto falará sobre as expectativas macroeconômicas e oportunidades para o investidor, a partir de toda a bagagem aqui apresentada que carrega. Não perca!