Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Artigos
Educação Financeira
Minhas 5 sugestões de leituras – por Stephan Kautz

Minhas 5 sugestões de leituras – por Stephan Kautz

Confira 5 livros indicados por Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Investimentos

Com 2025 chegando ao fim, diversas listas de livros lidos e recomendados começam a popular as mídias sociais. É sempre impressionante a aparente capacidade das pessoas de lerem diversos livros relacionados com o trabalho que realizam. Em um país onde o nível educacional é baixíssimo, nas comparações internacionais, e com quedas constantes nas vendas de livros nos últimos anos, a rotina de ler e ter orgulho da leitura me impressiona e traz algum alento sobre o futuro.

Minha estratégia pessoal é ir alternando ao longo do ano, conteúdos sobre Economia, sobre temas diversos e ficção. Ler ficção é comprovado em aumentar a criatividade e a empatia, dado que traz pontos de vista diversos sobre assunto fora da área de trabalho. Mas nessa coluna, meu objetivo é trazer os livros que me trouxeram mais conhecimento ao longo de 2025, ideias novas e provocações sobre novos temas.

A ordem é cronológica, sem preferência declarada. Não foram, necessariamente, lançados em 2025, ou seja, alguns não são “novidade”. São em inglês, pois prefiro ler na língua original ou praticar o inglês através da leitura.

5 sugestões de leituras

Confira a seleção:

Publicidade
Publicidade

Shocks, Crises, and False Alarms: How to Assess True Macroeconomic Risk (Phillipp Szlezak e Paul Swartz)

Traz uma maneira de abordar manias e narrativas utilizando dados econômicos, mas com uma visão de mercado, feita por economistas que trabalham no mercado financeiro. Para mim trouxe um framework de pensar interessante que apliquei no meu dia a dia.

The World for Sale: Money, Power and the Traders Who Barter the Earth’s Resources (Javier Blas e Jack Farchy)

Retrata o mundo da Tradings, empresas que negociam as commodities, tanto de alimentos, quanto metálicas e energia. Mostra dois lados complementares, a falta de escrúpulos de algumas dessas empresas (várias punidas na justiça ao longo do tempo) e a engenhosidade e empreendedorismo do mundo, sendo capaz de entregar qualquer produto em qualquer lugar do mundo, sob quaisquer circunstâncias. Foi útil para entender como as sanções aplicadas a Rússia não tiveram o efeito desejado.

House of Huawei (Eva Dou)

Mostra a saga da criação da empresa chinesa Huawei. Retrata também a presença, direta ou indireta, do governo no setor privado e como isso influencia as decisões de investimento. A luta pela credibilidade no Ocidente e as desconfianças em um setor estratégico, de Comunicação.

A prisão, no Canadá, da filha do fundador da empresa foi o estopim para o livro e reflete como o assunto permanece atual. Apresenta uma perspectiva de influência chinesa, competição brutal e busca pela hegemonia econômica no mundo atual. Mais um tijolo de conhecimento que venho acumulando há anos sobre a China.

1929: Inside the Greatest Crash in Wall Street History (Andrew Sorkin)

Livro do já conhecido Andrew Sorkin sobre a crise de 1929. Apresenta mais o lado “humano”, das pessoas do mercado, do que econômico. Interessante pela dinâmica dos processos de decisão. Trouxe alguns insights importantes para refletir, alguns bem atuais, como independência do Banco Central, excesso de alavancagem do sistema financeiro, efeito das “manias e modas” na decisão de investimento das pessoas e a convicção de que qualquer novidade mudará o futuro de maneira irremediável (o famoso, “this time is diferente”, e quase nunca é).

The War Below: Lithium, Copper and the Global Battle to Power Our Lives (Ernst Scheyder)

Explora duas complexidades: (1) da mineração das terras raras e (2) da discussão sobre a sustentabilidade do processo de eletrificação que ocorre no mundo, em especial nos EUA. Sem trazer conclusões absolutas, um trabalho bem-feito de conversar e apresentar os diversos pontos de vista sobre as terras raras, mineração e meio ambiente. Os efeitos tóxicos da mineração questionam profundamente se a eletrificação é mesmo mais “limpa” para o mundo, fora outros temas relacionados ao uso da terra.

Boa leitura!

Leia também: