As micro e pequenas empresas foram responsáveis pela abertura de 73 mil novos postos de trabalho no País no mês de outubro.
O resultado foi divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.
De acordo com o Sebrae, os pequenos negócios foram o único segmento a gerar novos empregos com carteira assinada em outubro.
As médias e grandes empresas tiveram saldo negativo de 2.119 empregos. Na administração pública o saldo também foi negativo, com dispensa de 427 trabalhadores.
No ano, 752,4 mil novas vagas
De janeiro a outubro foram abertas 752,4 mil vagas em micro e pequenas empresas de todo o país. Este número é dez vezes maior do que o total de empregos gerados pelas médias e grandes empresas. E 10,5% superior ao saldo registrado pelas no mesmo período de 2018.
“Nossas pesquisas mostram que o empresário de pequeno negócio está retomando a confiança e o otimismo com a economia e isso se reflete na contratação de empregos. A proximidade com o Natal também já começa a aquecer o surgimento de vagas, principalmente no comércio e nos serviços”, disse Carlos Melles, presidente do Sebrae.
Quem gerou mais empregos entre as micro e pequenas empresas
Em outubro, os setores que mais geraram novas vagas de trabalho foram:
– Comércio: 32,5 mil novas vagas.
– Serviço: 22,8 mil.
– Construção civil: 10,9 mil.
– Indústria de transformação: 10,5 mil.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.






