A abertura dos mercados futuros em Nova York nesta quinta-feira, 30, indica dia de queda nas bolsas, repercutindo os avanços do coronavírus. Às 06h30, S&P marcava -0,63%, Nasdaq, -0,58% e Dow Jones, -0,58%.
Para hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou reunião de emergência para definir se declara “emergência global” sobre o vírus que já matou 170 pessoas e fez mais de 7,7 mil casos só na China – além dos já confirmados nos Estados Unidos, Europa e demais países da Ásia.
Ontem, 29, até mesmo Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, se pronunciou sobre as preocupações quanto ao surto, depois de anunciar que as taxas de juros norte-americanas foram mantidas em 1,5-1,75%.
Agenda também repleta de indicadores econômicos, com Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre de 2019 nos EUA, inflação e pedidos de auxílio-desemprego.
Hoje ainda, Altria, UPS, Verizon, Coca-Cola Amazon, Visa, EA, Levi Strauss e US Steel reportam lucros.
Europa
Europa em forte queda, com Alemanha marcando -0,75%, Reino Unido, -0,38% e França, -0,86%.
Além da ameaça global do coronavírus, o Banco Central inglês anuncia hoje sua última decisão sobre juros antes do Reino Unido deixar a União Europeia, dia 1 de fevereiro.
Ásia
Na Ásia, quedas ainda mais acentuadas. Hong Kong 2,62%. No Japão, -1,72%. Na Coreia, -1,71%. Em Taiwan, o Taiex caiu 5,75%. Na China, o mercado segue fechado na extensão do feriado do Ano Novo Lunar – medida de prevenção ao surto.