O pacote bilionário de rodovias vai movimentar o mercado, e o volume de estrangeiros na bolsa miram grupo restrito de empresas. Estas são algumas das manchetes que permeiam o noticiário desta segunda-feira (21).
De acordo com o Valor Econômico, em relação às rodovias, ao menos nove licitações estão marcadas para este ano, com previsão de investimentos de R$ 80 bilhões.
Em se tratando dos estrangeiros na bolsa, o foco tem sido em companhias consolidadas, líquidas e nem sempre com fundamentos que justifiquem aposta de longo prazo.
O Globo destaca que mais de 32 milhões de brasileiros estão com terceira dose atrasada. A vacinação é o único método comprovado pela ciência de combater a pandemia.
O Estadão, por sua vez, informa que crise do clima desafia novas técnicas para previsão de temporais. O tema tem sido recorrente no país, principalmente por conta de cheias e tragédias como a de Petrópolis (RJ).
A Folha de S.Paulo destaca que o Banco Central (BC) quer lei para conter fraude com criptomoedas. O projeto deve atualizar o Código Penal e a legislação sobre lavagem de dinheiro.
Internacional
Conforme noticiado mais cedo elo Euqueroinvestir.com, as bolsas de Nova York estão fechadas por conta de feriado nos Estados Unidos (EUA), e os demais mercados seguem mistos nesta segunda-feira (21).
Uma notícia positiva e que pode refletir nas ações diz respeito a um possível encontro entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki disse no domingo à noite que a cúpula entre os dois líderes mundiais acontecerá após uma reunião entre o secretário de Estado Antony Blinken e seu colega russo, o ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov. Essa reunião está marcada para o final desta semana.
Ainda assim, apesar dos esforços diplomáticos para arrefecer os ânimos no Leste-Europeu, os dissidentes ucranianos agora se colocam como um empecilho a mais na combalida geopolítica local, com disparos e ameaças iminentes de conflito. Eles são pró-Rússia.
Na prática, significa dizer que o país tem soldados à sua porta, e milicianos dentro de suas fronteiras prontos para a luta armada.
O mercado, por sua vez, observa o desenrolar dos acontecimentos e todo fato novo tem potencial para fazer as ações subirem ou caírem.