Com mais de 50 anos de atuação, a VIX Logística é uma das maiores companhias do setor no país.
Com foco nos segmentos de gestão e terceirização de frotas, logística de automóveis e soluções de mobilidade urbana, a companhia foi constituída para concentrar a operação do Grupo Águia Branca.
Agora, quer estar na bolsa de valores para expandir ainda mais sua frota e sua atuação geográfica.
Vamos conhecer melhor a companhia?
Sobre a VIX Logística
A companhia é uma das empresas líderes em logística no país em termos de faturamento, segundo dados das publicações “Transporte Moderno”, referentes aos anos de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020.
A VIX foi constituída com o objetivo de concentrar a operação de logística do Grupo Águia Branca, um conglomerado de transporte, com 75 anos de história e que também atua em transporte de passageiros e comércio de veículos leves e pesados.
Em dezembro de 2020, o Grupo Águia Branca registrou um faturamento de R$ 5,6 bilhões, empregava cerca de 15 mil funcionários, transportou mais de 3,9 milhões de passageiros, percorreu mais de 276 milhões de km, vendeu mais de 27 mil veículos e contava com uma frota de aproximadamente 21 mil veículos e equipamentos.
A VIX tem uma história de 50 anos de atuação especializada no desenvolvimento e na implementação de soluções logísticas, de forma completa e customizada para seus clientes, por meio de um portfólio diversificado de serviços.
Quatro segmentos de atuação
A companhia opera nos segmentos de Logística Dedicada, Gestão e Terceirização de Frotas, Logística Automotiva e V1 (plataforma de mobilidade 100% digital em que atua com transporte por aplicativo, aluguel de carros e veículos por assinatura).
- Logística Automotiva: a empresa atua principalmente no modal rodoviário realizando o transporte de veículos zero km. Representada pela marca da Autoport, adquirida em 1994 como porta de entrada para este segmento de atuação, a Companhia atua hoje em todos os 27 Estados brasileiros e Distrito Federal, além da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. A companhia atua neste segmento há mais de 26 anos e contava no final do 1º semestre de 2021 com 870 veículos, sendo destes 830 veículos pesados e 40 veículos leves.
- Logística Dedicada: a companhia atua majoritariamente em operações de logística interna de sites industriais junto aos setores de mineração, óleo e gás, siderurgia e celulose, atuando em todo o território nacional, por meio de uma ampla rede de apoio a suas atividades estrategicamente localizadas próximas às plantas de seus clientes e dos principais polos industriais do País. Estão neste segmento serviços de fretamento, logística rodoviária, logística interna e locação de máquina e equipamentos.
- Gestão e Terceirização de Frotas: a companhia atua em vários setores da economia, como por exemplo serviços, mineração, químicos, entre outros. Em 30 de junho de 2021, a companhia possuía uma frota operacional de 13.138 veículos e contava com um portfólio de mais de 200 clientes.
- V1: a VIX atua junto ao público corporativo e também no atendimento a pessoas físicas em toda Grande Vitória (Cariacica/ES, Vila Velha/ES, Vitória/ES e Serra/ES). São três linhas de negócios: transporte por aplicativos, aluguel de carros e assinatura. Em 30 de junho de 2021, o segmento possuía uma frota de 1.449 veículos.
Regiões de atuação da VIX
A VIX possui mais de 104 bases operacionais e armazéns espalhados por todos os 27 estados brasileiros, além da Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Com base nos dados do 2° trimestre de 2021, a companhia emprega quase de 10.000 pessoas e percorre mais de 280 milhões de quilômetros por ano, utilizando-se de uma frota de mais de 20 mil veículos, máquinas e equipamentos leves e pesados na operação.
Apesar de a sede da empresa estar localizada no Estado do Espírito Santo (ES), a contribuição desse Estado representa, atualmente, cerca de 14% da receita da Companhia, comparada a 60% há 10 anos.
A companhia acompanha o crescimento de seus clientes nas mais diversas regiões. A região Sudeste, excluído o Estado do Espírito Santo, responde por 62% das receitas da empresa, como mostra o gráfico abaixo:
Vantagens competitivas da VIX
- Modelo de negócios único e complementar;
- Resiliência do Modelo de Negócios;
- Inovação;
- Forte Compromisso ESG (Environment, Social and Governance).
Principais fatores de risco da VIX
- O nível de endividamento da companhia pode vir a afetar negativamente a sua capacidade de refinanciar o endividamento existente ou de colocar capital adicional para financiar suas operações, limitar sua capacidade de reagir às mudanças na economia ou em seu setor de atuação e impedir que a companhia atenda às suas obrigações nos termos dos acordos relacionados ao endividamento da companhia, sendo que descumprimentos dos termos de tais acordos podem afetá-la adversamente.
- A VIX possui compromissos financeiros restritivos decorrentes de contratos de financiamentos e instrumentos de dívida (covenants) e pode não conseguir atendê-los.
- A volatilidade e incertezas nos preços dos combustíveis podem afetar adversamente as margens operacionais e as posições competitivas de negócio da companhia.
- Falhas na proteção contra riscos relacionados à segurança cibernética podem causar perda de receita e danos à reputação da empresa, prejudicando suas operações ou resultando na divulgação não autorizada de informações.
- Os processos de governança da VIX, gestão de riscos e Compliance podem falhar em detectar comportamentos contrários à legislação e regulamentação aplicáveis e aos seus padrões de ética e conduta, o que pode ocasionar efeitos materiais adversos nos negócios e na imagem da Companhia.
Dados econômico-financeiros
Sobre o IPO da VIX Logística
A companhia fez o pedido de IPO à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em 28 de julho.
A empresa fará ofertas de ações primária (quando os recursos vão para o caixa da companhia) e secundária (quando os acionistas vendem parte de suas ações).
Os recursos do IPO serão usados para expansão de frota em todas as linhas de negócio e aumento do alcance geográfico da unidade de mobilidade urbana.
Dados como quantidade de ações e prazos da oferta ainda não foram definidos.
A oferta será coordenada por BTG Pactual, Itaú BBA, Citi, XP e Bradesco BBI.
A empresa já havia tentado fazer um IPO em 2013, mas acabou cancelando a oferta.