A guerra entre Rússia e Ucrânia impacta o mundo todo, provocando uma alta generalizada nos preços das commodities e, por consequência, da inflação, em momento em que todos os países ainda buscam se recuperar após a pandemia.
No Brasil, por outro lado, a alta das commodities impulsiona algumas empresas na B3, e o fluxo de capital estrangeiro que migra da Rússia para outros emergentes menos conturbados favorece o país.
Paralelamente, a Europa vive uma crise energética, justamente pela dependência do gás russo.
As últimas notícias dão conta de que o cessar-fogo ainda está longe e de que Finlândia e Suécia podem sofrer consequências caso insistam na entrada na Otan.
O mundo acompanha, com receio de que o conflito possa ultrapassar as fronteiras ucranianas, o que traria consequências inimagináveis.
Mas como fica o investidor brasileiro diante deste cenário? O quanto o conflito afeta a economia brasileira?
Para responder a esta pergunta, na terça-feira (19), às 19h15, a EQI Investimentos promove mais uma edição do EQI Talks, com um bate-papo sobre a guerra na Ucrânia.
Para discutir o tema, os convidados são Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da FGV, e Luis Moran, head da EQI Research.
- Não perca! Faça sua inscrição agora mesmo, clicando aqui!

Reprodução/Pixabay
Como a guerra impacta os seus investimentos?

Reprodução/EQI
VIX indica que o mundo não temem mais a guerra?
Esse é um ponto que está chamando a atenção do mercado no momento atual pelo qual estamos passando. Curiosamente, o índice VIX, chamado de Índice do Medo, não apresenta variações alarmantes como já aconteceu antes.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia foi deflagrada no dia 24 de fevereiro de 2022 (assinalado pela seta amarela no gráfico abaixo). Nesse dia, o VIX deu um salto expressivo, alcançando os 37 pontos.
No entanto, logo caiu e só voltou a patamares parecidos 8 dias depois, conforme pode ser visto na imagem a seguir.

Reprodução
E foi a partir daí que o comportamento do índice passou a chamar a atenção: o VIX começou a cair expressivamente, indicando uma calmaria dos mercado e uma baixa volatilidade em meio a uma guerra.
O que estaria acontecendo então? O mundo não se importa mais com o sofrimento causado pelas guerras ou é apenas o mercado financeiro que é indiferente a isso tudo?
Uma das explicações para o comportamento do VIX da forma que se apresenta é a representatividade das duas economias no cenário global.
A Rússia tem um peso de 1,8% no PIB mundial, enquanto a Ucrânia tem parte em apenas 0,2%. Esses percentuais baixos contribuem para a calmaria do VIX.
Outro ponto é que apesar de tudo, o petróleo russo continua circulando no mercado mundial. Isso acaba reduzindo a pressão sobre os preços praticados.
Por fim, a guerra ainda está restrita apenas ao território ucraniano. Isso minimiza os impactos financeiros, ainda que cause grande sofrimento para as vítimas locais.
- Quer saber mais sobre a guerra e os impactos nos investimentos? Então, clique aqui e faça seu cadastro no evento. Aproveite e preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para apresentar as aplicações disponíveis!