Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Dinheiro esquecido? Você pode ter e não sabe; veja onde consultar

Dinheiro esquecido? Você pode ter e não sabe; veja onde consultar

Em meio à correria da rotina de trabalho e estudos, o cidadão muitas vezes não se dá conta de que tem algum dinheiro esquecido que pode ser resgatado e usado em investimentos com melhor rentabilidade. Abaixo, apresentamos algumas possibilidades para que você possa pesquisar.

AGENDA DE DIVIDENDOS: TENHA UM ANO INTEIRO DE RENDA PASSIVA

Abono e cotas antigas do PIS/Pasep

O abono do PIS/Pasep deste ano é reservado a quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias de 2021 e recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês. Os valores já estão disponíveis até 28 de dezembro. Para verificar se você tem direito, pode consultar os aplicativos Carteira de Trabalho Digital e Caixa Tem, que têm versões gratuitas disponíveis para download para iOS ou Android. Quem não recebeu em algum dos anos anteriores pode reivindicar o valor junto ao Ministério do Trabalho.

Já o saque das cotas antigas, para quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 1988, pode ser realizado de forma simplificada até este sábado, dia 5 de agosto, por meio do aplicativo do FGTS. Depois desta data, o dinheiro vai para o Tesouro Nacional, mas os beneficiários ainda terão mais cinco anos de prazo para fazer o saque.

Valores a Receber do Banco Central

O sistema Valores a Receber foi reaberto pelo Banco Central para quem busca recuperar dinheiro esquecido por clientes em bancos e outras instituições. De acordo com dados do BC do início de junho, são cerca de R$ 7 bilhões, que estavam em posse de instituições financeiras, para 36 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. Clique aqui para ver mais informações.

IMÓVEIS X FUNDOS IMOBILIÁRIOS: QUAL A MELHOR OPÇÃO? DESCUBRA AQUI

Dividendos de ações ou FIIs

Algumas pessoas se iniciam no mundo dos investimentos e não sabem que algumas ações pagam dividendos, que são parte do lucro distribuído pelas empresas a seus acionistas. No caso dos fundos imobiliários, os cotistas também têm direito a dividendos. 

Pode acontecer também de o investidor se esquecer de verificar o andamento de sua conta de investimentos. E aí, em vez de ser reinvestido em novas aplicações, ou mesmo resgatado para a conta corrente, o dinheiro fica parado, sem nenhum rendimento.

Portanto, acompanhe com atenção seu saldo e fique atento ao calendário de distribuição de dividendos de seus investimentos, para poder planejar o que fará com esse dinheiro.

Pontos e milhas no cartão de crédito

Quem usa cartão de crédito em geral participa de algum programa de fidelidade, que transforma suas compras em pontos, que, por sua vez, podem ser convertidos em descontos para compras ou em milhas aéreas.. 

As milhas, por sua vez, são usadas na compra de passagens aéreas, rendendo descontos ou até mesmo o valor integral do bilhete. E, se você não tem nenhuma viagem prevista, essas milhas podem ser vendidas em sites especializados.

Para se ter uma ideia, dados do mercado apontam que mais de 43 bilhões de milhas foram perdidas por vencimento dentro dos programas de fidelidade, o que poderia ter substituído mais de 1,5 milhão de passagens.

A melhor saída é conferir sempre o extrato do cartão de crédito. E vale a pena conhecer melhor os diferentes programas de fidelidade antes de decidir qual cartão você vai usar.

Programas públicos de nota fiscal

“CPF na nota?” Se você responder “sim”, terá direito ao retorno de parte do imposto recolhido por Estados e algumas prefeituras a partir das notas fiscais em seu nome. Para isso, porém, é preciso se inscrever no programa específico de onde você mora.

Além disso, de tempos em tempos, você deve acessar o sistema e fazer uso dos créditos, que podem ser creditados em conta ou servir para abater impostos, como IPTU e IPVA.

Só é preciso ficar atento ao prazo de validade: a Secretaria de Fazenda e Planejamento de São Paulo, por exemplo, disse que cerca de R$ 14 milhões em créditos expiraram em abril deste ano e foram perdidos pelos contribuintes.

Se você conseguiu recuperar algum dinheiro esquecido e quer fazer o melhor investimento com ele, está na hora de conhece a EQI Research: acesse gratuitamente recomendações e análises detalhadas de investimentos assinadas pelo nosso time de especialistas e escolha os melhores ativos para multiplicar seu dinheiro.

DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO