Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
Para o fim de semana: filmes e trilhas sonoras para comemorar o Dia do Rock

Para o fim de semana: filmes e trilhas sonoras para comemorar o Dia do Rock

Presente não apenas durante a adolescência alternativa de muitos, o rock é um estilo atemporal, mas que marca muito a juventude e para alguns, a vida inteira. Impossível ouvir algum grande hit e não se recordar de um momento especial ou até mesmo de um filme. Descubra agora neste Dia do Rock, comemorado neste sábado (13), quais são os melhores filmes e melhores trilhas sonoras do cinema.

Vale dizer que, recentemente, foram lançados muitos longas documentando a vida de grandes astros do rock, como The Beatles: Get Back (2021), Bohemian Rhapsody (2018) e Elvis (2022). Confira.

Dia do Rock: os melhores filmes

Confira a lista de indicações de filmes relacionados ao Dia do Rock por Fred Goodman, ex-editor da revista Rolling Stone e colaborador do jornal The New York Times.

Dia do Rock: astros atuando e cantando

  • A Hard Day’s Night (Os Reis do Ié-Ié-Ié) – 1964, sobre os Beatles
  • Jailhouse Rock (O Prisioneiro do Rock) – 1957, sobre Elvis Presley
  • Purple Rain – 1984, sobre Prince

Dia do Rock: documentários

  • Bob Dylan: Dont Look Back – 1967, o longa foi filmado na turnê britânica de Dylan em 1965, época em que ele praticamente virou um semideus dos anos 1960.
  • Metallica: Some Kind of Monster – 2004, entre ensaios e gravações, o filme mostra o conflito existencial da banda naquele período.
  • The Decline of Western Civilization: Part I – 1981, o documentário “Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça” de Penelope Spheeris retrata os punks de Los Angeles.
  • Beware of Mr. Baker – 2012, este é um olhar sobre o baterista Ginger Baker (ex-Cream).

Dia do Rock: documentários de shows

  • Woodstock – 1970, o longa do festival hippie de três dias em agosto de 1969. Entre as apresentações da época estavam artistas como Sly & The Family Stone, The Who e Jimi Hendrix.
  • Monterey Pop – 1967, esse é registro sobre o primeiro grande festival de rock na Califórnia.
  • Chuck Berry: Hail! Hail! Rock ’n’ Roll (Chuck Berry: O Mito do Rock no Brasil) – 1987, tributo de ao pioneiro do rock em que o rolling stone Keith Richards monta uma banda de primeira para Berry.

Dia do Rock: ficção

  • The Rocky Horror Picture Show (Rocky Horror Show) – 1975
  • The Girl Can’t Help It (Sabes o Que Quero) – 1956
  • High Fidelity (Alta Fidelidade) – 2000
  • The Blues Brothers (Os Irmãos Cara-de-pau) – 1980
  • American Graffiti (Loucuras de Verão) – 1973

Dia do Rock: as melhores trilhas sonoras

Confira agora os artistas e hits que embalam as melhores trilhas dos cinemas.

Escola do Rock

É inevitável falar de Escola do Rock, um clássico do cinema com hits e hinos do rock and roll. Com Jack Black vivendo um musico falido e fingindo ser professor de musica em uma escola particular, uma Batalha de Bandas e crianças como um grupo de rock, o longa traz musicas de artistas como The Doors, Cream, T. Rex e Ramones.

Publicidade
Publicidade

Quase Famosos

Em torno de um jornalista adolescente e fã de rock, o filme Quase Famosos, dirigido por Cameron Crowe, traz um jovem escrevendo uma matéria para a revista Rolling Stone sobre a banda Stillwater. Com Led Zeppelin, Yes e The Who, o filme se torna um clássico, além da cena clássica, com Tiny Dancer, de Elton John.

Profissão de Risco

Com Bob Dylan, Eric Clapton, Lynyrd Skynyrd e The Rolling Stones na trilha sonora, Profissão de Risco é interpretado apenas por Johnny Depp. O ator que fez Jack Sparrow vive neste filme George Jung, um jovem, de família boa, mas que se envolve com o comércio de maconha na Califórnia, começando a vender cocaína em seguida.

The Dirt – Confissões do Mötley Crüe

A banda de hard e glam rock Mötley Crüe foi uma das mais controversas dos anos 80. Famosa por suas festas selvagens e pelo envolvimento com drogas, especialmente heroína, a banda produziu clássicos como “Girls, Girls, Girls”, “Wild Side”, “Home Sweet Home” e “Kickstart My Heart”. No filme da Netflix, The Dirt, a história do grupo é contada junto às suas músicas mais conhecidas, além de incluir composições inéditas.

Pulp Fiction

O clássico de Quentin Tarantino, Pulp Fiction, é um destaque com uma trilha sonora que ambienta a história do longa. As musicas sonorizam a trama com musicas de Chuck Berry, Ricky Nelson e Kool & The Gang.

O Grande Lebowski

O longa de 1999 que conta a historia de Jeff Lebowski ao descobrir que ele tem o mesmo nome de um milionário traz hits de Creedence Clearwater Revival, The Who, The Rolling Stones e Derek & The Dominos. No filme, o homem rico pede que Jeff entregue o dinheiro do resgate de sua mulher, sequestrada por uma gangue perigosa, e é quando as aventuras começam.

CBGB – O Berço do Punk Rock

O filme CBGB – O Berço do Punk Rock inclui canções de The Velvet Underground, The Stooges, MC5 e Dead Boys na trilha sonora. Na história, Hilly Kristal deseja abrir uma casa de shows de rock, mas o local acaba se tornando palco para apresentações de bandas punk, como Ramones e Talking Heads, fortalecendo um dos movimentos musicais mais icônicos das últimas décadas.

Guardiões da Galáxia

Da Marvel e lançado em 2014, Guardiões da Galáxia é uma ótima opção para quem gosta de uma historia com musicas que narram o filme e agitam a trama. A viagem intergaláctica é embalada por canções de Blue Swede, David Bowie e The Runaways.

Uma Lição de Amor

Com indicação de Grammy de Melhor Trilha Sonora, Uma Lição de Amor traz musicas dos Beatles cheias de emoção que casam com o longa. O filme protagonizado por Michelle Pfeiffer, Dakota Fanning e Sean Pean, conta a história de Sam, um homem com a capacidade intelectual de um garoto de 7 anos e que cuida de sua filha, Lucy. Porém, ele precisa lutar para ganhar a guarda da criança.

The Runaways

Contando a trajetória de uma banda, o filme The Runaways estrelado por Kristen Stewart e Dakota Fanning traz os highlights dos primeiros dias de Joan Jett, dona do clássico “I Love Rock and Roll”, na cena musical. Entre hits como “Cherry Bomb” e “Queens of Noise”, a trama mistura musicas de outras bandas Sex Pistols, The Stooges e David Bowie.

Por que o Dia do Rock é em 13 de julho?

A data é celebrada nesse dia porque, no ano de 1985, aconteceu um dos maiores festivais de rock de todos os tempos: o Live Aid, um megaevento que tinha como objetivo acabar com a fome na Etiópia e foi transmitido ao vivo, pela BBC, para mais de 1,5 bilhão de espectadores.

Você leu sobre Dia do Rock. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!