Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Notícias
Conheça a trajetória de Jim Simons, criador do Fundo Medallion

Conheça a trajetória de Jim Simons, criador do Fundo Medallion

Jim Simons, o matemático e investidor por trás de um dos fundos de hedge mais lucrativos da história, faleceu na sexta-feira (10) aos 86 anos, em sua residência em Manhattan, conforme anunciado por sua fundação de caridade, sem mencionar a causa.

Considerado por muitos como um mestre em gerar lucros por meio de sua empresa secreta, a Renaissance Technologies, Simons foi um dos pioneiros em investimentos com modelos quantitativos automatizados. Sua técnica inovadora lhe rendeu o apelido de “Rei do Quant” e o colocou entre os bilionários da Forbes.

De acordo com o Bloomberg Billionaires Index, sua fortuna era estimada em US$ 31,8 bilhões, o que o tornava a 49ª pessoa mais rica do mundo.

Leia também:

Trajetória de Jim Simons

James Harris Simons nasceu em 25 de abril de 1938, no subúrbio de Brookline, em Boston, sendo filho único de Matthew Simons e Marcia Kantor, sua ex-esposa. Seu pai iniciou sua carreira na indústria cinematográfica como representante de vendas da 20th Century Fox e mais tarde envolveu-se na gestão da fábrica de calçados de seu sogro.

No MIT, Simons conquistou seu diploma de bacharel em matemática em 1958, completando o curso em apenas três anos. Durante seu doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, teve seu primeiro contato com o mundo dos investimentos ao dirigir-se a uma corretora Merrill Lynch em São Francisco para negociar futuros de soja.

O matemático retornou ao Instituto para iniciar a sua carreira docente em 1961. Durante uma entrevista em 2020 no Instituto Americano de Física, Simons disse que se lembra de estar sentado na biblioteca um dia, dizendo: “Bem, acho que vou me tornar professor assistente e depois professor associado e depois professor efetivo, e então passarei a vida dessa maneira e depois morrerei“.

Em 1964, após ensinar na Universidade de Harvard, ele se mudou para Princeton, Nova Jersey, buscando uma posição bem remunerada e altamente conceituada no Institute for Defense Analyses. Foi nesse emprego que Simons foi introduzido às potencialidades da criação de algoritmos para computadores.

Simons foi contratado para liderar o departamento de matemática da Universidade Estadual de Nova York, em Stony Brook. Durante seu mandato, seu interesse pelas negociações na Bolsa aumentou significativamente.

Em 1978, ele deixou o ambiente acadêmico para se tornar gestor. Nesse mesmo período, fundou a Monemetrics, uma antecessora da Renaissance. Ele contou com a ajuda de um antigo amigo e colega da IDA, Leonard Baum, cujos modelos matemáticos poderiam ser aplicados na negociação de moedas.

Sua equipe descobriu que esses modelos não só funcionavam com moedas, mas também com futuros de commodities. Uma negociação inicial realizada com a conta pessoal de Simons deu origem ao Medallion.

Fundo Medallion

Em 1982, fundou a Renaissance Technologies, um fundo de hedge que deu origem ao famoso Fundo Medallion em 1988. Este fundo ganhou fama por superar consistentemente o mercado e qualquer investidor que tentasse competir com ele, mantendo cuidadosamente guardados os segredos de seu sucesso.

De 1988 a 2023, o fundo obteve um notável retorno médio anual de quase 40%, mesmo após o pagamento de taxas elevadas, o que transformou não apenas Simons, mas também até três de seus colegas, em bilionários.

Em 1993, Simons optou por não mais aceitar novos investimentos de cotistas no Medallion e, em 2005, excluiu completamente os investidores externos, permitindo que apenas os funcionários da empresa investissem. Ele continuou a entregar lucros todos os anos, mantendo o tamanho do fundo limitado a cerca de US$ 10 bilhões.

O fundo cobra uma taxa de administração de 4% e taxas de desempenho que variam de 36% a 44%, acima de outros grandes fundos de hedge, mas com resultados positivos.

Renaissance e Simons Foundation

A sede da Renaissance está localizada em East Setauket, Nova York, próxima à costa do Long Island Sound. Jim liderou a organização por 20 anos e, mesmo após sua aposentadoria, permaneceu vinculado à empresa.

Simons se comprometeu a doar a maior parte de sua fortuna para instituições de caridade. A Simons Foundation, estabelecida em Nova York com Marilyn em 1994, apoia pesquisas em matemática, ciências e autismo. Além disso, o investidor fundou o Math for America, que concede bolsas de estudo a professores de matemática e ciências em escolas públicas da cidade de Nova York.

Você leu sobre Jim Simons. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!