Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Jim Simons e o melhor fundo de investimentos do mundo

Jim Simons e o melhor fundo de investimentos do mundo

Qual o primeiro nome que vem à sua cabeça quando o assunto é Wall Street? Se respondeu Warren Buffett sem ficar na dúvida, você precisa conhecer Jim Simons.

O norte-americano de 82 anos é matemático de formação e considerado um verdadeiro “mago” das finanças.  Hoje, aposentado, é dono de uma fortuna de US$ 23 bilhões, segundo a Forbes.

De suas mãos – e de sua mente privilegiada – nasceu, em 1988, o Renaissance Technologies, ou RenTec, um dos fundos de hedge mais rentáveis da história até hoje.

Boa parte do sucesso e dos bilhões acumulados por Simons ao longo da vida veio com o nascimento do Medallion, mais antigo produto da RenTec.

O Medallion é um fundo focado em câmbio, treasuries, commodities e derivativos.

De acordo com sites internacionais, a aplicação rendeu aos cotistas 2.480% entre 1988 e 1999, a melhor performance entre fundos desse porte registrada até os dias de hoje.

O fundo nunca fechou um ano no negativo desde sua criação. Em 2008, RenTec lucrou US$ 2,5 bilhões, com retorno de 80% do Medallion.

Segredo guardado a sete chaves

E qual o segredo para o Medallion ser o fundo quant mais rentável da história por tanto tempo?

A resposta para essa pergunta, apenas Jim Simons e alguns funcionários da RenTec, poderiam dar.

O segredo do sucesso da RenTec e do Medallion é a estratégia matemática, mas o modelo utilizado pela empresa está, e deverá ficar para sempre, guardado a sete chaves.

A equipe da RenTec é formada por estudiosos de astrofísica, matemática, linguística, ciência da computação e estatística.

Os modelos matemáticos são complexos e as ordens são dadas por computadores, por meio de softwares de investimentos, e não por gestores.

Segundo dois ex-funcionários de Simons, que deixaram alguns segredos escapar em 2003, “os modelos utilizam informações dos livros de ofertas, de ordens que ainda não haviam sido executadas. Como exemplo, identifica uma grande venda de determinado ativo e formula opções centavos antes, usando aquela ordem para cobrir simultaneamente sua posição”.

Um pouco mais sobre Jim Simons

James Harris Simons se formou em matemática aos 20 anos, no Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.)

Três anos depois, alcançou o título de PhD na Universidade de Berkeley, Califórnia. Atuou como professor em Harvard e no próprio M.I.T.

Enquanto se dedicava à vida acadêmica, Simons começou a operar no mercado de commodities. Só em 1977, ele abandona a carreira de professor para abraçar a vida de trading.

Simons queria criar uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Que trabalhasse enquanto estivesse dormindo. E para isso apostou em um time de PhDs e na genialidade matemática. Alguns dos primeiros funcionários da RenTec saíram da IBM.

Com seu alto poder de convencimento, Simons conseguiu contratar uma equipe especializada em análise de dados. Um time que poderia aplicar técnicas de inteligência artificial no mercado financeiro. Deu muito certo.

Uma dica para quem ficou curioso e quer explorar a fundo a história de Jim Simons é procurar o livro “The Man Who Solved The Market: How Jim Simons Launched The Quant Revolution”.

Escrito por Greg Zuckerman, do The Wall Street Journal, o livro conta a história do prodígio matemático em detalhes. Também revela como nasceu a maior fábrica de fazer dinheiro da história do mercado de investimentos.

Planilha de Açõesbaixe e faça sua análise para investir