Como ficar rico sem trabalhar? É possível ou não? A riqueza está presente na maioria das mentes humanas, mesmo que inconscientemente.
É fato afirmar que a maioria das pessoas já desejou em algum momento ficar rico, mas esse desejo muitas vezes vem acompanhado de uma triste percepção de que isso é impossível.
Essa frustração que a maioria das pessoas sente quando pensa a respeito da riqueza está ligada com programações mentais que foram adquiridas ao longo do tempo.
A boa notícia é que elas podem ser quebradas e transformadas em mecanismos que levam à riqueza.
Mas, será que é mesmo possível? Como ficar rico sem trabalhar?
Quando uma pessoa está apta a ver o mundo diferente, consegue acreditar que a riqueza é possível sem ter que trabalhar do modo convencional em um ótimo emprego.
Na verdade, essa é uma das barreiras que criamos em nosso subconsciente quando nos referimos à riqueza e acreditamos que para ficar rico é preciso fazer faculdade de medicina e trabalhar insanamente.
Mas essa não é a única verdade, mas como ficar rico sem trabalhar? Você pode deixar que o dinheiro trabalhe para você. Ficou curioso?
Então continue lendo e confira algumas dicas de como ficar rico sem trabalhar.
Como ficar rico sem trabalhar: trabalho certo
A primeira coisa que você precisa entender sobre como ficar rico sem trabalhar é que até mesmo os ricos trabalham, mas com um diferencial, eles trabalham da maneira certa.
O que é trabalhar da maneira certa? Simples, é administrar seu dinheiro, patrimônio e saber investir. Dessa forma, você consegue fazer com que o dinheiro trabalhe para você, mas você ainda terá que cuidar de suas finanças quando for rico.
Como ficar rico sem trabalhar: investimentos
As pessoas mais ricas do mundo possuem grande parte de sua riqueza investida em diversos tipos de investimentos por uma razão bastante simples: quanto mais dinheiro e mais tempo tem um investimento, mais ele irá render.
Sendo assim, é possível afirmar que o investimento funciona como se fosse um emprego para o seu dinheiro, onde ele trabalhará para você.
Aqui no Brasil há diversos tipos de investimentos que são acessíveis para qualquer pessoa que queira saber como ficar rico sem trabalhar.
Podemos destacar os investimentos de renda fixa: poupança, CDBs, Tesouro Direto, LCIs, LCAs, CRAs, CRIs, debêntures, ouro, dólar, fundos de ações e consórcios.
Além disso, é possível investir em renda variável no Brasil, com destaque para a bolsa de valores brasileira, a IBOVESPA.
Embora todos esses investimentos pareçam difíceis de entender, atualmente existem diversos cursos na internet a respeito desses investimentos.
Se você pensou que é preciso ter um capital alto para investir, está enganado, pois alguns desses investimentos requer um valor pequeno para começar a investir, como é o caso do Tesouro Direto que permite investimentos a partir de R$ 30,00.
Renda passiva: entenda como ficar rico sem trabalhar
Essa é a maneira mais simples de ilustrar a premissa de como ficar rico sem trabalhar. A renda passiva é uma renda onde não há nenhum tipo de trabalho.
Por exemplo, um empreendedor de sucesso que tem como fonte de renda uma empresa não desfruta de uma renda passiva, pois sua renda é considerada ativa.
Contudo, um proprietário de uma casa de aluguel pode afirmar que sua renda é passiva, pois ele não precisa fazer nada para ganhar seu dinheiro. Agora que você já sabe a diferença entre renda ativa e passiva, aposto que ficou mais fácil acreditar em como ficar rico sem trabalhar.
Como ficar rico sem trabalhar: ganhando dinheiro com renda passiva
No caso da renda passiva, há inúmeras oportunidades, mas a maioria delas exige algum investimento. O aluguel de imóveis é a opção mais lembrada quando se trata de renda passiva, mas não é a única.
É possível locar diversas coisas hoje em dia, até mesmo um carro. Além disso, há também os fundos imobiliários que permitem que o investidor receba um aluguel de um imóvel que nem mesmo comprou.
As opções são infinitas, é possível ficar rico com a escrita de um livro, música, entre outros materiais que você poderá receber royalties. Para isso você só precisará investir em conhecimento e trabalhar certo.
Como ficar rico sem trabalhar: invista em debêntures
As debêntures são títulos de renda fixa com nome complicado, mas o conceito é simples.
Podemos dizer que elas são um empréstimo que você faz para uma empresa não-financeira.
As formas de rentabilidade de uma debênture são bem variadas e dependem muito da empresa que as lança. Assim como os CDBs dependem dos bancos, normalmente a rentabilidade tem uma parte fixa e outra atrelada a um índice de inflação, como o IPCA.
O comportamento das Debêntures é muito parecido com o dos Títulos do Tesouro do tipo Tesouro IPCA+( NTN-B Principal). Diferente de outros investimentos de Renda Fixa (Poupança, CDB, LCI, LCA, LC e LH) as debêntures não têm a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Como ficar rico sem trabalhar e os tipos de debêntures
As empresas que lançam as debêntures têm liberdade para determinar a maneira com que vão pagar a rentabilidade dos títulos.
Juros e Rendimentos
As leis que tratam das debêntures são bem abrangentes e estabelecem que os rendimentos das debêntures podem ser pagos em juros fixos, juros variáveis, participação nos lucros das empresas ou ainda prêmios diversos.
Como ficar rico sem trabalhar: CDB, para quem está começando a investir
Se você está começando a investir e quer saber como ficar rico sem trabalhar, uma das alternativas mais indicadas para a sua carteira é o CDB (Certificado de Depósito Interbancário). Isso porque é uma modalidade simples, acessível e uma das mais seguras entre as opções de renda fixa.
CDB: entenda o investimento e saiba como ficar rico sem trabalhar
O CDB é um título de renda fixa emitido por bancos, cujo objetivo é captar recursos para o financiamento de suas atividades. Ao adquirir um CDB o investidor está “emprestando” dinheiro ao banco, e faz isso mediante uma remuneração pré definida.
Essa modalidade é uma das mais indicadas para a formação da reserva de emergência. Isso porque muitos CDBs oferecem liquidez diária, ou seja, é possível contar com o recurso da conta corrente no momento da solicitação do resgate, mesmo antes do vencimento da aplicação.
Rendimento dos CDBs: como ficar rico sem trabalhar
Em relação à remuneração, os CDBs podem ser prefixados, pós-fixados ou híbridos. Os prefixados, como o nome sugere, têm o seu rendimento definido por uma taxa fixa (expressa ao ano) no momento da aplicação.
Uma das vantagens dessa modalidade é a previsibilidade, já que o rendimento será o mesmo independentemente do que acontecer com a taxa básica de juros. Ou seja, com planejamento é possível pensar em como ficar rico sem trabalhar investindo em CDB.
Como ficar rico sem trabalhar: CDBs pós-fixados
No caso dos CDBs pós-fixados, o investidor não sabe ao certo quanto será o seu ganho, e sim tem uma estimativa do rendimento no vencimento da aplicação. Isso porque a rentabilidade do pós-fixado segue um benchmark, que, normalmente, é o CDI.
CDBs híbridos: como ficar rico sem trabalhar
A remuneração do CDB híbrido é formada parte por uma taxa fixa e parte por um percentual de um indicador, que pode ser o CDI, a Selic, ou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor amplo), por exemplo.
Esse tipo de CDB é interessante em momentos de tendência de alta na inflação. Ou seja, ao indexar parte do rendimento ao IPCA, consegue-se proteger o dinheiro da desvalorização causada pelo aumento dos preços.
Como ficar rico sem trabalhar: invista em Fundos Imobiliários
Os Fundos de investimentos imobiliários (ou FIIs) são veículos financeiros que têm a obrigatoriedade de aplicar seus recursos em imóveis ou títulos de crédito desse mercado em um percentual não inferior a 75%.
Tratam-se de fundos fechados com suas cotas sendo negociadas em bolsa de valores.
Como ficar rico sem trabalhar com FIIs?
Os FIIs têm uma característica bastante peculiar: eles pagam dividendos mensais a seus cotistas, de forma análoga com o pagamento de aluguel em um imóvel tradicional.
A grande vantagem está no fato de que esse recebimento é isento do pagamento de imposto de renda. Isso foi fixado pela Lei 11.196 de 2005.
Um dos pontos em comum que os FIIs têm com fundos de outro mercado é o fato de possuírem um gestor. Ele é a figura central na alocação dos recursos do fundo.
A depender do tipo de fundo imobiliário que estamos tratando, o patrimônio pode ser aplicado em imóveis físicos (como lajes corporativas e galpões logísticos), terras agrícolas ou títulos de crédito, como CRIs e LCIs.
Como ficar rico sem trabalhar: Fundos de Recebíveis
Os fundos de recebíveis também são conhecidos como “fundos de papel“. São fundos de investimentos imobiliários que aplicam seus recursos em títulos de crédito do mercado de imóveis.
Seu patrimônio não é alocado diretamente nos imóveis físicos, apenas utilizando-os como lastro para suas operações.
Em vez disso, os recursos são aplicados em certificados de recebíveis imobiliários, os famosos CRIs. Eles são títulos emitidos por securitizadoras para antecipar o fluxo de recebíveis de um determinado imóvel.
Em contrapartida, os títulos são lançados no mercado com uma remuneração embutida, o que justifica o investimento.
Como ficar rico sem trabalhar: Fundos de tijolo
Os “fundos de tijolo” como são mais popularmente conhecidos são os fundos mais tradicionais do mercado e os mais fáceis de entender.
Isso porque seu padrão de investimento segue a ideia geral de auferir renda por meio do investimento em imóveis. Só que no caso dos fundos, isso acontece em uma escala muito grande.
A razão disso é que os imóveis alvos dos fundos imobiliários têm alto valor e geralmente só podem ser adquiridos por esses investidores institucionais.
São shoppings centers, hospitais, sedes de grandes grupos educacionais e agências bancárias, por exemplo.
Assim, a sistemática do recebimento de proventos segue a lógica do pagamento de aluguel.
Como os contratos firmados nessas transações são de muitos anos, o trabalho do gestor tem um papel essencial na alocação dos recursos do fundo.
- Como ficar rico sem trabalhar: Checklist de FIIs, uma ferramenta que ajuda a escolher os melhores fundos de tijolo e papel.
Como ficar rico sem trabalhar: Fundo de fundos
O Fundo de fundo (conhecido como Fof) é aquele que investe seus recursos em outros fundos imobiliários.
Um dos benefícios desse tipo de investimento é pulverizar o risco do investimento. Como a carteira de um FOF normalmente tem entre 20 e 25 fundos diferentes, o risco é amenizado.
Há também a vantagem de economizar tempo, pois o investidor não precisa analisar vários fundos para escolher o que mais lhe agrada. Esse trabalho fica a cargo do gestor.
- Como ficar rico sem trabalhar: Dossiê Fundo de Fundos, saiba tudo para investir em FOFs!
Como ficar rico sem trabalhar: Fiagro
O fundo de investimento no agronegócio (ou Fiagro) é um tipo especial de FII, criado recentemente pelo governo federal, mais precisamente em março de 2021.
Seu objetivo é investir em imóveis pertencentes ao setor do agronegócio, motor econômico de nosso país.
Assim, os recursos do fundo são empregados em terras agrícolas e operações advindas do agronegócio, todas pertinentes ao ramo imobiliário.
Também integram o portfólio desses fundos os títulos de créditos emitidos por agentes do mercado que integrem a cadeia produtiva do agronegócio, como os CRAs.
- Como ficar rico sem trabalhar: Fiagro, por que investir em fundos imobiliários do agronegócio?
Como ficar rico sem trabalhar: renda passiva com dividendos de FIIs
Mesmo não sendo possível projetar os ganhos com FIIs, sua escolha não deve ser feita de modo aleatório. No entanto, o investidor pode lançar mão de uma série de ferramentas para auxiliá-lo.
Como ficar rico sem trabalhar com FIIs
Analise o histórico de rentabilidade nos últimos 12 meses. Apesar de sabermos que os rendimentos do passado não podem ser tomados como garantia de ganhos futuros, esse recurso pode dar um bom direcionamento ao investidor.
Isso porque ele reflete sobre como o empreendimento e sua gestão tem performado frente às últimas oscilações da economia.
Como ficar rico sem trabalhar: valor Patrimonial (VP) do fundo
O Valor Patrimonial (VP) do fundo é a soma dos ativos que compõem o patrimônio de um fundo. Após descobrir o VP, o investidor pode calcular o preço sobre valor patrimonial (P/VP), que representa a relação entre o patrimônio total dividido pelo número de cotas.
Em outras palavras, o P/VP reflete o quão distante está o preço da cota negociada no mercado, do seu valor patrimonial.
Se o P/VP for maior do que um, isso indica que o valor de mercado do fundo é maior que o valor de seu patrimônio. Em sentido contrário, quando o P/VP for menor que um, suas cotas estão sendo negociadas a valores inferiores ao valor patrimonial.
Dividendos em FIIs: como ficar rico sem trabalhar
Um conceito muito importante relacionado aos rendimentos de um FII diz respeito ao dividend yield.
Este indicador entrega qual o retorno que um investidor terá, em forma de dividendos, comprando cotas de um determinado FII.
Dividendos constituem o tipo mais comum de proventos. Ou seja, trata-se da maneira mais habitual pela qual as empresas que obtiveram lucro distribuem esse valor entre seus acionistas.
- Como ficar rico sem trabalhar: dividendos, aprenda a ganhar dinheiro.
Dividendos de ações ou de FIIs, como ficar rico sem trabalhar?
Os dividendos são o foco de muitos investidores que querem ter uma boa renda passiva, mas para tê-los é necessário seguir dois caminhos:
Investir em fundos imobiliários e/ou em ações de empresas com bons lucros.
Qual a melhor opção pensando em como ficar rico sem trabalhar: dividendos de ações ou de FIIs?
As certezas que temos são:
- Não adianta investir em fundos imobiliários e ações que paguem proventos elevados sem estudar seus fundamentos, principalmente entender o porquê deles estarem tão elevados.
- Não existe uma resposta exata para esse tema. Tudo depende do perfil do investidor, das suas expectativas e como ele quer receber os seus dividendos.
Como ficar rico sem trabalhar: investir em ações
As ações são títulos que representam partes do capital social de uma empresa. Dessa forma, quando você adquire uma ação, torna-se sócio da companhia que a emitiu.
Para que possa vender suas ações a investidores, a empresa precisa antes fazer a abertura do seu capital.
Esse processo é conhecido como IPO (oferta pública inicial), e há diversas regras que as companhias precisam cumprir para que sejam autorizadas a negociar seus títulos na bolsa.
Como ficar rico sem trabalhar investindo em ações
Quem adquire uma ação, naturalmente deseja ganhar com os resultados da companhia, e isso acontece de duas formas principais. Uma delas é quando o título se valoriza ao longo do tempo.
Assim, se o investidor que pagou menos pela ação no passado resolve vendê-la, terá lucro nessa negociação.
A outra forma é por meio do recebimento de dividendos. No Brasil, as empresas listadas em bolsa são obrigadas a distribuir parte de seus lucros.
Ou seja, sempre que há lucro líquido em determinado período, parte desses recursos deve ir para as mãos dos acionistas.
Nesse sentido, a forma mais comum de distribuir esses lucros é por meio de dividendos. A periodicidade dessa distribuição é determinada pela própria empresa, podendo ser trimestral, semestral ou anual na maioria dos casos.
- Leia também: saiba mais sobre como investir em ações.
Quanto custa investir em ações
Você pode encontrar ações no pregão de diversas faixas de valores.
Mas há uma regra em relação à quantidade de ações que é importante conhecer: na bolsa brasileira, as negociações são feitas em lotes de 100 ações.
Por exemplo, se você deseja comprar uma ação que custa R$ 20, precisará de R$ 2.000 para adquirir o lote no mercado à vista.
A opção ao mercado à vista é o mercado fracionário. Nesse ambiente, é possível negociar menos de um lote de ações, com quantidades entre um e 99 títulos.
No entanto, os títulos no mercado fracionário costumam ser mais caros para o investidor. Além disso, os volumes de negociação são bem menores do que no mercado à vista, e isso pode atrapalhar o investidor na hora de vender o título.
Gostou de saber como ficar rico sem trabalhar? Esses são apenas alguns investimentos que você pode fazer.
Quer começar a investir e ver o seu dinheiro render? Converse com um assessor da EQI Investimentos e conheça todas as possibilidades de aumentar seu patrimônio.
- Quer investir com mais assertividade? Então, clique aqui e fale com um assessor da EQI Investimentos!
- Aproveite e baixe nossos materiais gratuitos. Para participar do nosso canal do Telegram e ser informado com todas as novidades sobre educação financeira, economia e finanças, basta clicar aqui.