A alfândega da China divulgou no domingo (26) que o país estabeleceu um novo recorde na importação de soja brasileira neste mês de junho.
Dúvidas sobre como investir? Consulte nosso Simulador de Investimentos
De acordo com o órgão, o país comprou 10,51 milhões de toneladas de soja do Brasil entre 1 e 30 de junho, 91% a mais do que no mesmo mês de 2019.
A Administração Geral das Alfândegas revelou também que as compras de junho foram 18,6% maiores que as realizada em maio, que foram de 8,86 milhões de toneladas.
China importou menos dos EUA, mas manteve recorde
Além das 10,51 milhões de toneladas de soja importadas do Brasil, a China também importou 267.533 toneladas do grão dos Estados Unidos e pouco mais de 400 mil de outros países.
Os benefícios de se ter um assessor de investimentos
Somadas, as importações de soja da China atingiram um recorde de 11,16 milhões de toneladas em junho.
Em relação aos Estados Unidos, houve queda de 56,5 % na comparação com o ano anterior, quando foram compradas 614.805 toneladas no período.
Estoques altos na China
Segundo informações da Reuters, a expectativa é de que os estoques permaneçam altos na China pelos próximos meses, pois os embarques do Brasil continuam grandes.
De acordo com o governo de Pequim, os inventários semanais nacionais de soja da China atingiram 7,39 milhões de toneladas até 21 de julho, o maior desde novembro de 2018.
O volume também é maior do que o dobro do recorde no final de março, quando as chegadas de soja do Brasil caíram após o mau tempo desacelerar as exportações.
Os estoques de farelo de soja também subiram para acima de 1 milhão de toneladas no início de julho, bem distantes da mínima recorde de 139.000 toneladas, registrada em abril.






