Mais lidas:
    Mais lidas:
      Café
      Home
      arrow-bc
      Educação Financeira
      arrow-bc
      Notícias
      arrow-bc
      Aprenda o que é Capex e Opex
      Notícias
      arrow-bc
      Educação Financeira
      arrow-bc
      Aprenda o que é Capex e Opex

      Aprenda o que é Capex e Opex

      Cláudia Zucare

      Cláudia Zucare

      05 Mai 2020 às 15:19 · Última atualização: 05 Mai 2020 · 2 min leitura

      Cláudia Zucare

      05 Mai 2020 às 15:19 · 2 min leitura
      Última atualização: 05 Mai 2020

      Siga-nos no
      Google News
      Google News

      Administrar uma empresa não é tarefa fácil, se já não bastasse a lista de atividades cotidianas que o empresário tem de desenvolver, ele ainda precisa lidar com uma verdadeira sopa de letrinhas que são as siglas existentes no meio financeiro e empresarial. Nessa matéria, você conhecerá o significado de duas siglas usadas habitualmente nesse meio. Aprenda o que é Capex e Opex e a diferença entre ambas.

      O que significa Capex?

      Capex é uma sigla da expressão inglesa capital expenditure (em bom português, significa despesas de capital ou investimento em bens de capital). A expressão Capex refere-se ao montante de dinheiro que é gasto na compra de bens de capital (bens que servem para a produção de outros de consumo, tais como: máquinas, equipamentos, materiais de construção, instalações industriais etc) de uma empresa.

      O que significa Opex?

      A sigla Opex é derivada da expressão operational expenditure, que designa o capital utilizado para manter ou aprimorar os bens físicos de uma empresa, tais como: equipamentos, propriedades e imóveis.

      Para entender melhor, Capex é o dinheiro que é gasto para comprar, reparar, atualizar ou melhorar um ativo fixo da empresa. É um desembolso único, não recorrente, e afeta um ativo de longo prazo — ou algo que não pode ser deduzido totalmente no ano em que foi comprado. Por isso, geralmente, é visto como investimento e não como gasto.

      A sigla Opex refere-se as despesas para operar a linha de negócios principal da empresa. Importante destacar que, esses gastos não resultam em ativos de capital. Em vez disso, eles servem inteiramente para manter os negócios, como salários dos funcionários, os custos de manuseio de estoque e as despesas com material de escritório. Isso significa que esse tipo de desembolso é realizado cotidianamente e envolve também os serviços terceirizados. Importante destacar que, as despesas operacionais são dedutíveis de impostos no mesmo ano de sua realização.

      Publicidade
      Publicidade

       

      Cláudia Zucare null

      Cláudia Zucare

      Editora-chefe

      Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV, MBA em Finanças e Educação Financeira pela Unisinos, e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.

      O conteúdo foi útil para você?

      Mercado em alta: em qual ação investir? After Market da EQI responde
      Recomendado pra você

      Mercado em alta: em qual ação investir? After Market da EQI responde

      Potencialize o seu sucesso financeiro com a EQI Investimentos ao seu lado

      • Assessoria exclusiva
      • Acesso a +2.000 investimentos
      • Soluções personalizadas
      • Melhor pós-vendas do mercado

      Cadastre-se para falar com um especialista!

      Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e autoriza o envio de conteúdos e comunicações da EQI por e-mail.

      Emoji de xícara de caféPara ficar por dentro das principais notícias que mexem com o seu bolso, inscreva-se na EuQueroInvestir News. Diariamente, no seu e-mail!Assinar
      Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade.