O Irã anunciou que já pode enriquecer urânio em qualquer nível, segundo o site Geonotícias. Isso após a ameaça dos países europeus de ativar o mecanismo de acordo nuclear. Por isso, o país começou a aumentar suas reservas de urânio enriquecido.
Todavia, também trabalha em uma nova geração de centrífugas. Isso poderia acelerar o processo de enriquecimento de urânio.
“Neste momento, se o governo considerar necessário, a Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI), como agência executora, terá a capacidade de enriquecer urânio em qualquer porcentagem”, anunciou Ali Asqar Zarean, no sábado. Vice-presidente da agência.
Segundo o site, o Irã produziu sete quilos e meio de urânio a um nível inferior a 5% por dia. Isso foi após a assinatura do pacto nuclear com as potências mundiais em 2015. Mas atualmente produz 10 quilos por dia nesses níveis percentuais, apontou o vice-presidente.
“As reservas de urânio excederam 1.200 quilos e a reserva de urânio enriquecido está aumentando a toda velocidade”, explicou o funcionário persa, sem mencionar a porcentagem em que essa quantidade de urânio é enriquecida.