Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Educação Financeira
Artigos
O agronegócio brasileiro é tudo isso mesmo?

O agronegócio brasileiro é tudo isso mesmo?

Inauguramos esta coluna, que será dedicada mensalmente ao agronegócio, respondendo à seguinte pergunta: o agronegócio brasileiro é tudo isso mesmo?

Quem nunca ouviu o bordão publicitário “agro é tech, agro é pop, agro é tudo”? Ou então, frases como “o agro é o motor do Brasil”?

Dedicaremos este artigo a tentar demonstrar a relevância do agronegócio para a economia brasileira. Mas, de antemão, já respondo às questões acima: sim, o agro é tudo isso mesmo!

O agronegócio brasileiro desempenha um papel fundamental na economia do país, não apenas por sua contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB), mas também pela sua relevância nas relações comerciais globais, na geração de empregos e na segurança alimentar.

Agronegócio: relevância econômica

Considerando toda sua cadeia produtiva, o agronegócio representa mais de 20% do PIB brasileiro. Lembrando que a cadeia produtiva consiste no conjunto de processos envolvidos no ciclo de produção agrícola – isto é, todas as atividades desenvolvidas para se chegar ao produto final são consideradas, desde a entrega de insumos pelos fornecedores até a aquisição pelo consumidor final.

Além disso, o agronegócio atua como um elo essencial desta cadeia produtiva. Ele estimula o desenvolvimento de indústrias ligadas a insumos, maquinário, transporte e processamento de alimentos, gerando um efeito multiplicador na economia. A interdependência entre o agronegócio e outros setores da economia, como a indústria e os serviços, é evidente na criação de um ecossistema que favorece a inovação e a competitividade.

agronegócio brasileiro PIB

Com tamanha força, o agronegócio é também um dos principais empregadores do país. De acordo com o Cepea/ESALQ, o número de pessoas trabalhando ao longo da cadeia soma mais de 28 milhões. Isso representa uma participação no total de ocupações do Brasil de quase 27%.

agronegócio brasileiro empregos

Liderança global e segurança alimentar

Além da relevância no cenário doméstico, o Brasil ocupa uma posição de destaque no comércio mundial de produtos agrícolas. Em 2023, as exportações brasileiras do agronegócio bateram recorde, atingindo US$ 166,5 bilhões e representaram quase 50% da pauta exportadora total. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agropecuários, atrás apenas da União Europeia e EUA.

Segue abaixo a posição brasileira no cenário global como produtor e exportador nas suas principais commodities agrícolas:

agronegócio brasileiro participação

Como é possível ver, o Brasil possui participações relevantes no comércio global de diversos produtos destinados diretamente à produção de alimentos ou à produção de ração animal, evidenciando sua importância estratégica para a segurança alimentar global hoje. Segundo estudos da Embrapa, o Brasil hoje é responsável pela alimentação de cerca de 800 milhões de pessoas no planeta, aproximadamente 10% da população mundial.

Ganhos de produtividade

Toda essa relevância só foi possível por conta dos notáveis ganhos de produtividade experimentados pelo Brasil nos últimos anos. A adoção de tecnologias avançadas, práticas de manejo sustentável e pesquisas genéticas agropecuária têm permitido o aumento da produção sem a necessidade de grande expansão da área cultivada. Desde a década de 1990, a produtividade das principais culturas cresceu expressivamente, tornando o Brasil um líder mundial em eficiência produtiva.

agronegócio brasileiro  produtividade

Sustentabilidade e Inovação

Por fim, não podíamos deixar de falar sobre sustentabilidade. É claro que ainda há muito espaço para avanços e melhorias, mas é inegável que este tema tem ganhado destaque no agronegócio brasileiro.

Práticas agrícolas sustentáveis, como a agricultura de precisão e a agroecologia, estão sendo adotadas para minimizar impactos ambientais e promover a conservação dos recursos naturais. A pesquisa e a inovação também são fundamentais para enfrentar desafios como as mudanças climáticas e a demanda crescente por alimentos.

Agronegócio brasileiro “é tudo”

A relevância do agronegócio brasileiro vai além de sua contribuição econômica; ele é um pilar da segurança alimentar, um gerador de emprego e um motor de desenvolvimento. Com sua capacidade de adaptação e inovação, o setor tem potencial para continuar sendo um dos principais responsáveis pela prosperidade do Brasil, tanto no mercado interno quanto nas relações comerciais internacionais.

O futuro do agronegócio brasileiro está intrinsecamente ligado à sustentabilidade e à eficiência, preparando o terreno para que o Brasil mantenha sua posição de liderança no cenário global.

Por Tiago Maciel, analista CNPI da EQI Research