Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
Zona do euro tem deflação de 0,1% em novembro; em 12 meses, inflação é de 10,1%

Zona do euro tem deflação de 0,1% em novembro; em 12 meses, inflação é de 10,1%

Acumulado dos últimos 12 meses caiu para 10,1%, um dia depois de o Banco Central Europeu aumentar os juros para tentar reduzir a infalçao.

A inflação na zona do euro em novembro foi negativa, com deflação de 0,1% de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pela Eurostat, a instituição de estatísticas da União Europeia. 

Baixe nosso e-book e conheça já os Melhores Investimentos para 2023.

O número veio em linha com as estimativas do mercado, depois de um outubro de forte pressão inflacionária, com o índice em 1,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice caiu de 10,6% para 10,1%.3

Gráfico de linhas mostra inflação da zona do euro acumulada após 12 meses segundo o Eurostat
Fonte: Eurostat
  • Você já tem sua conta de investimentos da EQI? Clique aqui e abra agora mesmo.  

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu aumentou os juros básicos da região para 2,5% ao ano, ante 2% na taxa anterior. Segundo a entidade, o objetivo é acelerar o aperto monetário nos próximos meses para trazer a inflação a um índice próximo dos 2% ao ano.

O núcleo da inflação, que desconsidera os preços de energia e alimentos, considerados mais voláteis, ficou zerado, ante uma estimativa do mercado de 0,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice está em 5%.

Publicidade
Publicidade

Se considerada a União Europeia, que abrange outros países da região que não adotam o euro como moeda, o acumulado do ano está em 11,1%, ante 11,5% em outubro.

Isoladamente, os países com taxas mais altas acumuladas são Hungria (23,1%), Letônia (21,7%), Estônia (21,4%) e Lituânia (21,15). Em algumas das principais economias, os índices seguem acima da média da região, casos da Itália, 12,6%, e da Alemanha, 11,3%. Em Portugal, o acumulado do ano é de 10,2%; na França, de 7,1%. e na Espanha, de 6,7%.

Quer defender seus investimentos da volatilidade e entender como a inflação da zona do euro em novembro pode afetar o mercado brasileiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos na EQI.