Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Vendas no varejo recuam 0,2% em maio com segundo resultado negativo

Vendas no varejo recuam 0,2% em maio com segundo resultado negativo

As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,2% em maio, após uma queda de 0,4% em abril, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados pelo IBGE. Esse é o segundo mês seguido de retração, mantendo o setor em uma espécie de “pausa técnica” após o forte desempenho de março, quando o índice atingiu o ponto mais alto da série histórica iniciada em 2000.

A média móvel trimestral do período encerrado em maio foi de 0,1%, sugerindo uma desaceleração. Ainda assim, na comparação com maio de 2024, o volume de vendas cresceu 2,1%. No acumulado do ano, o avanço foi de 2,2% e, nos últimos 12 meses, 3,0%.

Setores em alta compensam queda de vendas no varejo

Apesar do resultado negativo geral das vendas no varejo, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram crescimento. O destaque foi o setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com alta de 3,0%. Segundo Cristiano Santos, gerente da PMC, esse desempenho está relacionado à depreciação do dólar desde fevereiro.

Outros setores com crescimento foram:

  • Móveis e eletrodomésticos (+2,0%)
  • Artigos farmacêuticos e de perfumaria (+1,7%)
  • Tecidos, vestuário e calçados (+1,1%)
  • Supermercados e produtos alimentícios (+0,4%)

Esse desempenho mostra uma recuperação gradual em categorias que vinham pressionadas no ano anterior, especialmente móveis e eletrodomésticos.

Quedas em combustíveis e papelaria pesam no resultado final

Do outro lado, três atividades puxaram o resultado geral para baixo:

  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,1%)
  • Livros, jornais e papelaria (-2,0%)
  • Combustíveis e lubrificantes (-1,7%)

Essas quedas indicam uma redução pontual no consumo de itens considerados não essenciais, além de possíveis reflexos do crédito mais restrito e da inflação em determinadas categorias.

GRÁFICO DE VENDAS NO VAREJO

Varejo ampliado mostra leve alta, mas segue em alerta

No chamado varejo ampliado — que inclui veículos, motos, material de construção e atacado de alimentos — houve crescimento de 0,3% em maio. Os setores de Veículos e motos (+1,5%) e Material de construção (0,0%) indicam certa recuperação, mas ainda dentro de um cenário instável. Vale lembrar que o segmento havia caído 1,9% em abril, após alta de 1,7% em março.

Análise interanual de vendas no varejo

Comparado a maio de 2024, seis das oito categorias pesquisadas registraram crescimento nas vendas do varejo, com destaque para Tecidos, vestuário e calçados (+7,1%) e Móveis e eletrodomésticos (+7,0%). No entanto, o desempenho ainda é desigual: Combustíveis (-0,6%) e Outros artigos de uso pessoal (-0,4%) seguem em queda.

Leia também: