As vendas no varejo dos Estados Unidos em dezembro subiram 0,6% na base mensal, para US$ 709,9 bilhões. Os dados preliminares foram divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Departamento do Comércio (DoC, na sigla em inglês). Em novembro, os dados de vendas no varejo dos EUA não foram revisados e permaneceram em 0,3%, conforme informado anteriormente.
O resultado de dezembro veio acima da alta projetada por analistas consultados pelo Wall Street Journal, de 0,4%. No período, os consumidores norte-americanos aumentaram as compras de veículos, enquanto varejistas passaram a oferecer descontos.
Em relação a dezembro de 2022, houve aumento de 5,6% nas vendas no varejo dos EUA. O resultado acumulado de 2023 avançou 3,2% em relação ao compilado do ano anterior.
No trimestre de outubro a dezembro de 2023, o indicador registrou uma alta de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
As famílias mantiveram um ritmo saudável de gastos, impulsionadas por um mercado de trabalho relativamente forte. Embora as despesas tenham diminuído em relação ao ritmo mais forte observado no terceiro trimestre, foram suficientes para manter o temor de uma recessão afastado.
Produção industrial dos EUA sobe 0,1% em dezembro
A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,1% em dezembro na base mensal, levemente acima da queda de 0,1% projetada por analistas consultados pelo Wall Street Journal. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Federal Reserve, banco central norte-americano.
Em relação ao mesmo período de 2022, a produção industrial dos EUA subiu 1%. Já no quarto trimestre de 2023 (4TRI23), a atividade recuou 3,1% em comparação ao 4TRI22.
A produção da manufatura subiu 0,1% em dezembro na base mensal, e 1,2% na anual. O índice de concessionárias recuou 1% em relação a novembro, e 4,9% na base anual.