Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Confiança do consumidor nos EUA sobe a 69,7 em dezembro, acima do esperado

Confiança do consumidor nos EUA sobe a 69,7 em dezembro, acima do esperado

A confiança do consumidor nos Estados Unidos subiu 14% em dezembro, na base mensal, confirmando a leitura já positiva anterior do índice, de 69,4, segundo dados da Universidade de Michigan divulgados nesta sexta-feira (22). A leitura do Índice Geral de Confiança do Consumidor nos EUA ficou em 69,7 em dezembro, em comparação com 61,3 em novembro e 63,8 em outubro.  

Com a alta de dezembro na confiança do consumidor nos EUA, o índice reverteu as perdas dos quatro meses anteriores. Segundo Joanne Hsu, diretora da pesquisa, o movimento positivo vem das melhorias substanciais na forma como os consumidores encaram a trajetória da inflação no país.

Todos os cinco componentes do índice subiram em dezembro, o que só ocorreu em 10% das leituras desde 1978. As condições esperadas para os negócios subiram mais de 25% tanto no curto como no longo prazo.

A percepção do consumidor norte-americano para todos os grupos de idade, renda, escolaridade e localização foi melhor neste mês.

Confiança do consumidor nos EUA: como fica a inflação

As expectativas de inflação para o próximo ano caíram de 4,5% no mês passado para 3,1% em dezembro. A leitura atual é a mais baixa desde março de 2021 e situa-se ligeiramente acima do intervalo de 2,3 a 3,0% observado nos dois anos anteriores à pandemia.

As expectativas de inflação de longo prazo caíram de 3,2% no mês passado para 2,9% neste mês, permanecendo dentro do intervalo estreito de 2,9 a 3,1% durante 26 dos últimos 29 meses.

As expectativas de inflação a longo prazo permanecem elevadas em relação ao intervalo de 2,2 a 2,6%, observado nos dois anos anteriores à pandemia.